terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Gesac finaliza etapa presencial do Projeto Formação Gesac em Rio Branco

Fábio Carvalho
21-01-2010

Cada monitor formado pelo curso irá multiplicar o conhecimento a mais três pessoas de sua comunidade

formacao.jpgA segunda etapa presencial do curso em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), oferecido pelo programa GESAC no Acre, terminou na última sexta, 21 de janeiro, em Rio Branco.
Realizado no Núcleo de Tecnologia da Educação (NTE), o Projeto Formação Gesac tem como objetivo “a promoção da inclusão digital por meio da formação presencial e à distância de monitores e multiplicadores das comunidades atendidas pelo Programa Gesac em todo o país”. De acordo com o Gesac, diferentemente da primeira etapa que enfatizou temas como redes sociais, software livre e o uso de ferramentas de comunicação, esta segunda fase presencial do curso abordou módulos de Hardware, Software e Redes. Para o monitor Ocir, de Santa Rosa do Purús, esta segunda etapa está sendo muito importante “tenho certeza que a cada encontro nossos conhecimentos se expandem cada vez mais, e esta parte de hardware e software é bastante importante”. Além de Rio Branco, esta formação também foi ofertada em Cruzeiro do Sul, onde foram capacitados diversos monitores dos telecentros do Floresta Digital e também de outros projetos de inclusão, mas a formação é realizada em todo o Brasil, incluindo representantes de todos os Pontos Gesac em todas as regiões.
monitoresgesac.jpg
   Alunos, tutores e promotora de inclusão Gesac Laura Ludmilla

Esta formação pretende não somente capacitar os monitores, mas, de acordo com a política do projeto, multiplicar o conhecimento, fazendo com que cada monitor formado repasse aquilo que foi aprendido para mais três pessoas da comunidade, como explica a promotora de inclusão Laura Ludmilla, “o mais importante para nós é isto, é multiplicar este conhecimento. O que a gente pede é que se multiplique este conhecimento dentro da comunidade”.
materialapoiogesac.jpg
Material de apoio
Para cumprir os objetivos do projeto “formou-se uma rede educacional que capacitará os professores orientadores e tutores em Educação a Distância (EAD) e conteúdos específicos de Tecnologia de Informação e Comunicação para o ensino dos monitores”, mas todo este trabalho é realizado também online, entre alunos-tutores e professor-orientador, através da plataforma Moodle, tornando a capacitação mais completa e de fácil acompanhamento, contando inclusive com uma rede social própria, a Rede Gesac (http://www.redegesac.net).
Agora ainda melhor capacitados, os monitores podem dar sequência ao aprendizado pela internet, onde seguirão em frente com novos desafios e diferentes etapas da capacitação contínua, e o que é mais importante, repassando o conhecimento adquirido e realizando um melhor trabalho com a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem registrado aqui a sua opinião sobre este blog