quarta-feira, 14 de março de 2012

Telecentros de portas abertas para cursos on-line gratuitos*

Uma das grandes propostas do Floresta Digital é tornar os seus usuários pró-ativos, capazes de desenvolverem através da internet competências e habilidades que contribuam para o seu crescimento pessoal e profissional. Os telecentros já possuem em sua programação diversos cursos e oficinas dos mais diversos temas, mas pode-se buscar no próprio telecentro uma complementação destas atividades através de um curso on-line.


Hoje há muita oferta de cursos na internet e a maioria deles a um simples clique de distância do usuário. Basta saber onde encontrar. Para os mais inexperientes recomenda-se que inicie seu curso on-line em uma instituição reconhecida e de confiança. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Fundação Getulio Vargas (FGV) estão nesta seleção. Uma outra excelente opção é oferecida através da Fundação Bradesco, que oferece mensalmente diversos cursos on-line gratuitos pela sua Escola Virtual. São cursos de várias áreas, Administração, Governança de TI, Informática, Desenvolvimentos de aplicativos, Segurança, etc. Além do diploma que se pode conseguir nos cursos destas entidades outra grande vantagem é o reconhecimento nacional que possuem, o que agrega valor ao curso.

A estudante Jakscléia da Rocha Basto, que cursa o oitavo período de Administração na Uninorte conta sua história, “através de uma matéria postada no portal do Floresta Digital me informei sobre os cursos oferecidos on-line por organizações que buscam a capacitação das pessoas. Com isso busquei os cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai) e pelo Sebrae como de empreendedorismo individual, legislação trabalhista e segurança no trabalho”, diz. Como ela precisa de uma carga horária de sessenta horas de cursos extra-curriculares para poder se formar, Jakscléia conta que estes cursos tiveram uma utilidade a mais “ajudaram bastante na minha faculdade de administração, pois ampliou os meus conhecimentos, além de ter me ajudado nas aulas complementares exigidas pelo meu curso”. Já o monitor Rogério Matos, do telecentro Montanhês afirma que “Antes mesmo de ser monitor de telecentro já tinha feito um curso on-line do SEBRAE, gostei a ponto de continuar fazendo outros cursos”.

Também é possível encontrar cursos disponibilizados por instituições de menor porte ou menos conhecidas, que tenham o mesmo objetivo de aperfeiçoamento. A desvantagem é que nem todos oferecerão diplomas e mesmo aqueles que ofereçam certamente não terão o mesmo reconhecimento das grandes entidades. Mas por outro lado estas entidades menores são normalmente movidas pela vontade de ajudar e compartilhar conhecimentos e por isso os cursos costumam ser bem didáticos, facilitando o máximo para o usuário. Assim como os cursos mais reconhecidos, muitos oferecerão suporte técnico e educacional por algum sistema, seja via e-mail, chat ou fóruns, tudo para estreitar a relação e facilitar o processo de aprendizagem.

Procurando na internet, o usuário pode encontrar uma infinidade de cursos. Só o site Juris Way por exemplo, oferece cerca de 800 minicursos sobre temas jurídicos e áreas de apoio, como Português, Inglês e Desenvolvimento Pessoal. O Be-a-Byte, projeto que pretende auxiliar na inclusão de todos, oferecendo cursos de informática básica com aulas que podem inclusive serem baixadas no computador e serem distribuídas sob a Licença Creative Commons . Grande parte dos cursos gratuitos on-line são criados sob esta licença, o que significa que se pode distribuí-los ou utilizá-los, desde que sem fins comerciais e mantendo a autoria. Outro curso on-line que encontramos e que segue esta filosofia é o Vídeo curso completo -GIMP – Iniciante. O nome entrega a utilidade do curso, que é dividido em 10 vídeo-aulas, onde o usuário
aprende desde a identificar as ferramentas à melhor forma de utilizá-las.

As vantagens de se fazer um curso on-line gratuito são muitas, mas se resumem ao fato de que neles o aluno é o sujeito do processo e na maioria dos casos é ele quem escolhe o horário que melhor convém para realizar tarefas, leituras e exercícios num determinado prazo. Além de tudo isso, o usuário vai economizar e melhorar seu currículo. O monitor do telecentro Floresta Digital de Sena Madureira James Nascimento acredita que os cursos on-line ajudam no crescimento pessoal e profissional dos usuários dos telecentros e que por isso podem ser incentivados nos telecentros. “Além disso, vai depender muito do desempenho pessoal de cada um, se uma pessoa tem interesse em se aperfeiçoar em um determinada área ou conhecer um pouco mais sobre os cursos o telecentro é uma porta de entrada e um incentivo a mais” diz ele.


Dica:

Em sites de pesquisa é possível encontrar muitos cursos, mas seja criterioso. Não acesse sites duvidosos e que peçam informações confidenciais mesmo sob justificativa de cadastro. Na internet também pode existir muita gente interessada em aplicar golpes, esteja sempre atento!

Sites:



Fundação Bradesco:
http://www.ev.org.br/Paginas/Home.aspx 

FGV

http://www5.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitos.aspx

Sebrae

http://www.ead.sebrae.com.br/

Senai

http://www.senai.br/ead/cursos.asp

JurisWay

http://www.jurisway.org.br/

Be-a-Byte

http://www.beabyte.com.br/

Curso de GIMP

http://www.tuxresources.org/blog/archives/18


*Matéria originalmente publicada em: 27-Ago-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem registrado aqui a sua opinião sobre este blog