quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Oficina de Navegação Segura mostrando resultados



Fábio Carvalho
21-02-2011 

A prática de navegação segura deve ser um ato constante

Após as comemorações do Dia da Internet Segura , comemorado em mais de 65 países, e com participação do Floresta Digital em chats , em divulgação no twitter, blog , etc; e através da oficina de Navegação Segura, aplicada aos telecentros do Acre, é hora de colher os resultados.

O maior deles, e o mais satisfatório, é verificar que as atividades não foram de um único dia, como se bastasse um dia de comemorações para se conscientizar a todos. Este não é o propósito do Dia da Internet Segura e nem do Floresta Digital, que ano após ano desenvolvem ações que buscam tornar a navegação segura o ano todo, sempre inserindo em sua parte pedagógica orientações e dicas importantes para isso.

Desta forma, a oficina de Navegação Segura nasceu com o intuito de ser aplicada em diversos telecentros e em diferentes épocas, buscando alcançar o maior número possível de pessoas. Assim, enquanto muitos telecentros já terminaram a oficina, muitos estão começando a aplicá-la agora, como é o caso do telecentro

Epitaciolândia, que iniciou hoje, no período da manhã, uma nova turma para a oficina. “Hoje foi nosso primeiro dia, mas as expectativas são boas para os próximos dias, os alunos estão surpresos com o assunto”, diz a monitora Selma Nascimento, contando ser visível que seus alunos não tinham muita preocupação com a segurança no ambiente virtual antes das primeiras lições. Além disso, o mesmo telecentro também já formou uma turma da oficina no turno da tarde, com a monitora Sara Laís.

O monitor Nildisson Lima de Jesus, do telecentro de Marechal Thaumaturgo já terminou a aplicação da oficina e conta que enfrentou a mesma reação, mas ao final da oficina o pensamento já era outro, “olha  eu acho muito bom a navegação segura, porque a gente se sente a vontade... a pessoa  se vê livre de qualquer dano...”, disse seu aluno Jânio Gomes Carvalho. Para Rafael Beronie, monitor do telecentro São Francisco, esta oficina foi um passo importante para a conscientização de seus alunos, pois é uma forma de mostrar a realidade também nas “redes sociais e algumas das formas de comunicação existentes no nosso novo e moderno mundo” diz ele, que complementa a necessidade de ficar atento aos perigos, “ao acessar a internet devemos ter cuidado, e saber o que estamos postando... por isso pense bem sobre o que você coloca na Internet”.

Agora é a vez de mostrar como este conhecimento é valioso colocando-o em prática todos os dias, afinal, é esta a intenção do Dia da Internet Segura, do Floresta Digital e de todos os parceiros do projeto, (como a SaferNet ) que trabalham todos os dias pela inclusão digital.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem registrado aqui a sua opinião sobre este blog