terça-feira, 10 de maio de 2011

Utilize o LinkedIn para criar um curriculum na internet

Fábio Carvalho

A ferramenta reúne online todas as suas informações profissionais

  Certo, você já deixou seu currículo em todos o lugares que conhece, é antenado com as novas tecnologias, já fez seu curso de informática básica em um telecentro do Floresta Digital, realizou algumas oficinas para se atualizar e já tem seu perfil no Facebook e Twitter.  Então a próxima etapa de seu trabalho é divulgar seu perfil profissional na internet, através do LinkedIn, o mais importante aliado de quem quer ser visto na web.

  Desde Abril de 2010 o LinkedIn (https://www.linkedin.com/ ) possui uma versão em português. Para se ter uma ideia da relevãncia da rede,  já são mais de 101 milhões de perfis profissionais cadastrados, sendo só no Brasil, mais de 3,6 milhões. O perfil no LinkedIn é diferente de outras redes sociais como Twitter e Facebook pois seu enfoque é estritamente profissional.

  O cadastro é bem simples, exigindo apenas alguns dados pessoais. Uma grande vantagem do LinkedIn é que ele serve como um resumo profissional, uma espécie de currículo on line, interligando tudo que se refira ao perfil. Através dele pode-se estabelecer conexões com blogs, Twitter, links para sites pessoais, produções realizadas, etc; por isso, vale a dica: se tudo está conectado não seja criterioso com o que escreve apenas no LinkedIn, mas em também com tudo que publica ou comenta em seu Twitter, Blog ou redes sociais em que participa, já que um possível empregador pode sair de seu LinkedIn e cair diretamente em uma destas outras “vitrines pessoais”. No próprio perfil há, ainda, as opções de imprimir, salvar o curriculo em pdf ou compartilhar por e-mail, além de estatísticas (a versão paga possui mais detalhes, claro) e   possibilidade de oferecer e receber recomendações sobre um profissional ou sobre seu trabalho.
 linkedin-fabiocarvalho.jpg

 
                        Parte do perfil criado no LinkedIn para esta matéria
Criei um perfil (veja aqui para elaborar esta matéria e rapidamente o curriculum foi adquirindo forma, tanto que já se tornou uma de minhas redes oficiais. Ao elaborar o perfil uma das primeiras lições aprendidas; é necessário preencher o máximo possível de informações, pois ele é vinculado aos sistemas de busca, e portanto, quanto mais detalhes e palavras chave forem utilizadas em sua descrição, resumo, experiência  e habilidades, mais chances você tem de ser encontrado por um possível empregador.

  Outra valiosa lição é a necessidade das conexões profissionais. É importante uma grande quantidade delas para adquirir visibilidade, mas recomenda-se que nesta rede, mais que em qualquer outra, só sejam adicionados pessoas que realmente o conhecem e/ou a seu trabalho, já que as pessoas que procuram talentos através deste canal sempre verificam as informações divulgadas e procuram por referências na própria rede, através das conexões estabelecidas no perfil.

  Portanto, não perca tempo, crie agora mesmo seu perfil no LinkedIn, exponha seu trabalho e toda sua experiência profissional, mas acima de tudo, mantenha-se sempre ético, com informações corretas e com uma rede que realmente possa lhe amparar. E, continue fazendo cursos em nossos telecentros,  atualizando seu perfil a cada nova conquista. Com certeza muitas pessoas estarão acompanhando sua evolução.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem registrado aqui a sua opinião sobre este blog