sexta-feira, 14 de maio de 2010

Internet, oportunidade para negócios comunitário


 Fábio Carvalho
14-Mai-2010

E-Commerce tem um nome pomposo, chique, parece até algum tipo atividade ligada apenas à alguns poucos privilegiados, tanto é que apenas em 2009 o e-commerce girou no Brasil nada menos que dez bilhões de reais. Mas afinal, você sabe o que é e-commerce?

E-commerce é simplesmente comércio, mas como tudo que traz um “E-” antes do nome, é eletrônico, como E-mail, E-book, etc. Mas a boa notícia é que qualquer pessoa pode entrar no ramo do comércio eletrônico, bastando para isso três coisas bem simples e acessíveis à todos:

• Um produto ou serviço para vender
• Acesso à internet
• Uma ferramenta para divulgar


Seguindo este caminho podemos criar uma espécie de vitrine virtual para os produtos que criamos em casa mesmo. Uma das ferramentas mais indicadas para isso é o Flickr, que além de fácil de criar é ainda mais fácil de atualizar; basta tirar uma foto do produto com o próprio celular, mandar para a internet, fazer uma boa descrição e pronto, seu produto já está à venda e depois é só manter contato com seus possíveis clientes. Quem optar por divulgar um serviço pode no exemplo da cabeleireira manter um registro de seus melhores penteados, com fotografias de vários ângulos. Alguém pode ver, gostar e buscar o serviço...














Outras pessoas podem preferir um Blog, onde é possível inserir mais texto e informações
relevantes, outras podem usar o Youtube e mostrar vídeos (inclusive de celular) de seus produtos,
serviços ou até ir além, fazer seus próprios comerciais, por quê não? Muitos dos sucessos da rede são vídeos de pessoas comuns, imagine se um deles fosse seu comercial?
Uma dica legal é que para qualquer destes casos o Twitter é também uma boa opção para
divulgação, pois além de criar um vínculo com as fotos, textos ou vídeos expostos em outros canais cria automaticamente uma rede de contatos que possuem gosto e interesses semelhantes. Isto é parte do que Dailton Felipini, um dos maiores especialista em e-commerce do Brasil chama de marketing digital “É a mais recente novidade do marketing digital e faz todo sentido na medida em que as redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, My space, entre outras, são o ponto de
encontro das pessoas na era da Internet”. Para ele, qualquer pessoa com o mínimo de recursos pode montar seu negócio na internet “Em meu trabalho de professor e palestrante de e-commerce tive oportunidade de conhecer inúmeros casos de pessoas com pouco ou nenhum recurso que montaram projetos interessantes na Internet e tornaram-se bem-sucedidas”, afirma em um de seus artigos.


Estas são apenas algumas idéias de como realizar o comércio eletrônico pela internet, ou como
dizem na rede o “E-Commerce”. Mas isso não é tudo, existem muitas outras possibilidades, assim como existem muitos outros serviços e produtos por aí. Depende apenas da criatividade de cada um e da vontade de levar o negócio à frente. Boa sorte e bons negócios on-line!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem registrado aqui a sua opinião sobre este blog