segunda-feira, 17 de maio de 2010

Telecentro de Senador Guiomar, exemplo de cidadania e inclusão social

Fábio Carvalho
17-Mai-2010


O objetivo primário dos telecentros é combater a exclusão digital, mas além deste existem outros, como capacitar a população e qualificar profissionalmente os trabalhadores por exemplo.

Mas há um objetivo específico que é bem lembrado quando se trata do Telecentro de Senador Guiomard; “aprimorar a relação entre o cidadão e o poder público”, afinal ele fica localizado no Núcleo Municipal de Assistência Social, ao lado da Biblioteca Pública e paralelo à programas sociais como Bolsa Escola e Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, uma vizinhança que não poderia ser melhor para um telecentro tão atuante e voltado a ajudar seus usuários de forma tão empenhada quanto este.

Para cumprir estes objetivos, o telecentro de Senador Guiomard mantém uma agenda sempre lotada de atividades, proporcionando além do acesso livre à internet, cursos de informática básica e cidadania, edição de imagens, oficina de postagem de vídeos, Flickr, Twitter, Linux para concursos entre outras, o que colabora cada vez mais para o crescimento social da comunidade. Segundo a coordenadora do telecentro Roseli, os usuários procuram no telecentro um canal direto para receber informações sobre concursos e fazer currículos “As pessoas fazem muito currículo aqui, algo que dá resultado, está ajudando mesmo a comunidade”. Ela aponta também os serviços básicos que são igualmente procurados pela comunidade “A gente ajuda muito assim, tanto oferecendo cursos, as oficinas, que sempre procuram como a de editor de texto, planilha, internet, quanto a fazerem um currículo, uma declaração. E assim a gente vê a importância que a pessoa dá ao programa.”

A monitora Diva confirma estes dados com mais alguns detalhes “As oficinas eles procuram mais as de digitação, internet, oficinas de planilha, porque eles querem realmente aprender alguma coisa, que eles vão usar no dia a dia. Querem inserir o curso de informática no seu currículo”. Com tanto serviço oferecido à população é de se esperar um bom retorno para a população, demonstrando na prática a importância do que é adquirido dentro do telecentro, Diva conta que na semana anterior ajudou um senhor que estava desempregado a fazer um currículo “aqui, como é ao lado da Secretaria de Assistência Social a gente vê muitos destes casos, famílias necessitadas, que procuram a ação social para obter ajuda em alimentos e outras coisas, então eles nos procuraram para fazer currículo, e esta semana, o filho deste senhor voltou, todo contente, dizendo que o pai havia levado o currículo para uma empresa e conseguiu arrumar um emprego” Diz ciente da importância deste trabalho na vida da comunidade, citando mais um exemplo de sucesso conseguido através do telecentro “Isso acontece bastante, pessoas que se inscrevem em concursos e passam. Temos uma aluna que fez o curso e na mesma época se inscrever aqui no concurso do Pró-Saúde, ela passou e está trabalhando em Epitaciolândia. Sempre acontece isso aqui, as pessoas procuram e vêem resultados”, finaliza.

A própria monitora é um exemplo de como o telecentro é importante na formação e no crescimento da comunidade “Minha participação aqui foi bem interessante porque eu comecei como usuária, fiz o curso de informática, fui fazer o treinamento oferecido pelo Estado, e hoje estou como monitora há quase dois anos”.

Outro exemplo deste sucesso é o da ex-aluna Juraci Martins “Já fiz o curso aqui, meu diploma é
do Programa Comunidade Digital. Trabalho agora no conselho tutelar e este curso foi muito bom para mim, que não tive oportunidade antes. Segundo ela, hoje é comum que muitas crianças sejam encaminhadas para o telecentro através do Conselho Tutelar, onde encontram um ambiente harmônico e que proporciona oportunidades valiosas para estas crianças “Eu tiro a conclusão que eu mesma aproveitei muito e meu curso está servindo muito pra mim hoje” concluiu Juraci contente em proporcionar a outros a mesma oportunidade que teve no telecentro.

Outro aspecto lembrado pela monitora Diva é que “muita gente procura o telecentro pra fazer trabalhos, gente que estuda nas faculdades a distância”. Fato este também citado pela coordenadora Roseli, que diz ser perceptível o crescimento do número de estudantes procurando fazer pesquisas e trabalhos no local “Agora está tendo aqui no município a faculdade a distância, então vem bastante universitários aqui pra fazer os trabalhos, pesquisas. E a gente auxilia em tudo, tem pessoas que entraram na universidade a distância que vêm aqui e não sabem ainda mexer no computador. A gente procura dar atenção completa, ajudar mesmo.” Tanto é verdade, que a usuária Katiuscia, que é aluna de uma faculdade à distância relata “Eu uso o telecentro principalmente para fazer trabalhos da universidade. São muitos, tem trabalho pra portfólio, de postagem, são várias matérias” diz concluindo que praticamente se formou dentro do telecentro “Faço isso desde o começo e já estou quase me formando. Quase quatro anos já, graças a Deus”.

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