terça-feira, 25 de maio de 2010

Saiba como foi a Ação Global 2010!

Fábio Carvalho

Neste último sábado, 22 de Maio, ocorreu a décima quinta Ação Global e pela quarta vez o programa Comunidade Digital esteve junto à sua equipe levando para o público do evento a possibilidade de entrar também no mundo da informática.

Crianças Em busca do Comunidade Digital
na Ação Global
O Comunidade Digital foi instalado na sala de multimídia, da Escola SESI, e este ano foram disponibilizados 19 computadores para o acesso à internet e à jogos, sendo que ambos serviços foram muito bem aceitos como atesta o pequeno Iago Queiróz, de 12 anos “É muito legal ter jogo nos computadores aqui”, opinião compartilhada por muitos outros garotos, mas que buscavam também a internet "Vim com minha irmã, ela está esperando a vez de usar a internet aqui" dia o garoto Sadan Oliveira de 12 anos, já sua irmã Carolina Oliveira de 15 anos lembra a importância do serviço “Se não tivesse computadores aqui seria ruim, pois não teria nada legal pra fazer, vou acessar internet aqui". Marcos Igor de apenas 9 anos concorda "Na rua não tem nada pra fazer, então é melhor estar aqui usando computador, fazendo algo legal".

Assim como em toda Ação Global, as crianças foram a grande maioria dos usuários do Comunidade Digital e não foram poucas as vezes em que as trinta máquinas foram insuficientes para a demanda dos pequenos. Tanto é que além da sala lotada em tempo integral, bastava sair da sala para se deparar com uma fila paciente dos pequenos, que muitas vezes de tanta vontade de usar o serviço saem do computador para entrar novamente na fila.

Além disso, o Comunidade Digital também realizou cadastros para o Floresta Digital, e muitas pessoas puderam se inscrever no projeto que vem tornando possível a inclusão de todo o Estado no mundo digital. “Muito bom que estejam oferecendo cadastro para o Floresta Digital aqui" diz Carlos Rafael de 29 anos. Um serviço mais procurado pelos adultos, mas muitas vezes por intermédio das crianças, como nos conta a Sra Maria Barbosa mostrando que neste mundo digital pais e filhos caminham juntos “Fiquei sabendo que aqui podia me cadastrar no Floresta Digital pelo meu filho, que é super antenado com internet".


Todo este sucesso é mérito também dos voluntários, peças importantes em toda a Ação Global, pois doam seu tempo para prestar serviços ao próximo, sempre reconhecendo a importância do trabalho que realiza e ainda mostram outras formas de perceber as coisas como fica fácil constatar no que diz a monitora e voluntária Simone Vieira “A participação do Comunidade Digital na Ação Global foi de grande importância, principalmente por ter pessoas do interior que tiveram o seu primeiro contato com o computador nesse evento, e isso é muito importante, tanto para quem orienta quanto para quem aprende”. Ou como diz Rakel Tâmara, também voluntária do Comunidade Digital “Foi gratificante, pois ajudei muitas crianças carentes que não tem o contato diário com jogos e internet e vi nos olhos dessas crianças a felicidade e a alegria. A Ação global deveria acontecer mais vezes durante o ano”.

Como pudemos ver, o Comunidade Digital foi um serviço disputado na Ação Global; prestou serviços para a inclusão com o acesso à internet e o cadastramento no Floresta Digital, mas também foi uma alternativa de lazer e descontração. "Pena que vai ser só um dia, queria vir amanhã, aqui é legal, queria usar os computadores amanhã também" diz Fabrício Cardoso, de 13 anos, finalizando sabiamente esta matéria. Fabrício, hoje ou amanhã você pode usar os computadores, peça para seus pais o levarem a um de nossos telecentros!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem registrado aqui a sua opinião sobre este blog