sexta-feira, 9 de julho de 2010

Comunidade Digital e Floresta Digital unificados

 Fábio Carvalho

O Twitter do Comunidade Digital anunciou no dia 30 de Junho de 2010 a notícia “O Comunidade Digital agora faz parte do Floresta Digital através de um projeto único de Inclusão.
Antigo logotipo do
Comunidade Digital

Integrados, os projetos se complementam”. Mas, o que isso significa? Como ocorreu esta unificação e o que ela vai modificar cada projeto além da unificação dos twitters e da mudança de logotipos? O Comunidade Digital foi implantado no ano 2005 integrando ações dos governos federal e estadual em um projeto capaz de oferecer à população inclusão digital e social através dos serviços oferecidos pelos telecentros. Os telecentros do Comunidade Digital são centros comunitários que oferecem acesso à internet para a comunidade, que pode também se beneficiar de cursos, oficinas e atividades de inclusão digital e social. Os telecentros do projeto, tanto a parte de pessoal quanto a manutenção e a gestão são mantidos pelo Governo do Estado do Acre e a conexão é via satélite, resultado de convênio com o Governo Federal (Programa GESAC).
Novo logotipo do
Floresta Digital

O Floresta Digital chegou um pouco depois, no dia 04 de Fevereiro de 2010, mas seguindo a mesma linha de raciocínio, incluir digital e socialmente o cidadão. O programa possui tanta relevância que em seu lançamento o governador Binho Marques afirmou: "Este Estado não será mais o mesmo a partir do Floresta Digital". E não é, hoje, graças ao Floresta Digital e toda a política de Inclusão Digital relacionada ao projeto, o estado é uma referência para o Brasil. O Acre é o único estado com telecentros em todos os seus municípios e também é o primeiro estado a desenvolver um projeto de inclusão nesta proporção. "No Acre é diferente. Inclusão digital é política de estado como é a saúde, educação, segurança pública", afirmou também no lançamento do Floresta Digital o secretário Mâncio Cordeiro.

Rodrigo Souza - Diretoria de
Modernização Administrativa
(DMA)
Segundo o Diretor Rodrigo Alexandre Santos de Souza, da Diretoria de Modernização Administrativa (DMA) da Secretaria Adjunta de Tecnologias de Gestão, “Quando o governador Binho assumiu, começou a se discutir um programa de política pública de inclusão para todo o Estado. Este programa viria a ser o Floresta Digital.” Ele explica que a diferença entre os dois programas se foca mais no momento de criação pois “Enquanto o Comunidade Digital nasceu visando levar o cidadão a ser incluído digitalmente através dos telecentros, o Floresta Digital visa levar esta inclusão diretamente à casa do cidadão”. Embora o projeto Comunidade Digital já existisse antes do Floresta Digital, as similaridades dos projetos logo os aproximaram “começamos a sentir uma dificuldade em ter uma política pública onde você há o acesso ao cidadão em sua própria casa e ao mesmo tempo você tinha uma outra política, que era o comunidade digital, que oferece locais fixos com o acesso ao computador, então começou a parecer duas coisas diferentes, quando na verdade era uma coisa só, com um objetivo só, onde o objetivo maior é a inclusão social através da inclusão digital”.

Rodrigo explica que esta união representa também uma melhoria para o comunidade digital com relação à parte técnica “todos os telecentros da capital variavam na velocidade de conexão de até um mega, com a entrada do Floresta eles vão passar a ganhar até dois megas, ou seja, vamos estar dobrando a velocidade de conexão dos telecentros ”. De acordo com Rodrigo como esta mudança implicará também na troca do sinal para o Floresta Digital, os pontos Gesac que atualmente suprem os telecentros continuaram sendo importantes, pois assumirão uma posição estratégica “vamos realocar as antenas Gesac para as áreas rurais, com um outro projeto, que é
ligado ao Pró-Acre. E os postos de atendimento irão começar a criar mini pontos de atendimento” Além disso, Rodrigo lembra que todos os telecentros já estão em fase de reestruturação “estamos em fase de licitação para comprar máquinas novas para todos os telecentros, inclusive, todos os telecentros vão ganhar uma máquina própria para ou deficientes auditivos, visuais ou cadeirantes, teclado em braile, fone de ouvido, coisas necessárias para a inclusão”.


Governador Binho Marques no
lançamento do Floresta Digital
em Xapuri
Com a união dos dois projetos o twitter @ComunDigital do Comunidade Digital deixa de existir e o perfil @DigitalFloresta passou a ser o único a representar o projeto. De cordo com a Chefe do Departamento de Inclusão Digital, Alessandra Meireles, unir estes dois perfis foi uma necessidade, “para facilitar, pois caso contrário poderia confundir os usuários, além de evitar que os seguidores em comum recebam a mesma mensagem duas vezes, como se fosse um spam”. Rodrigo Souza afirma que “a ideia é unificar, ter uma só logomarca, uma única linha de pensamento. Saber que o cidadão que vai atrás de qualquer coisa em um dos telecentro possa reconhecer de imediato que está dentro do projeto Floresta Digital”. Rodrigo afirma ainda que este é apenas o início das mudanças “a ideia futura é unificar as páginas. Quando a pessoa acessar o portal do Floresta vai ter uma parte ali dos telecentros, então a pessoa que acessar o Floresta em busca de informações vai saber também que existem os telecentros”. Além disso o vínculo direto com o Floresta Digital traz outra vantagem, “quando você associa que em qualquer bairro vai ter o Floresta Digital, você consegue fazer com que as pessoas procurem o telecentro para poder ter acesso. Então o Comunidade unido ao Floresta só tem a ganhar”.

Assim, fica claro que são projetos irmãos, com o mesmo propósito de inclusão do Governo do Estado do Acre. Por isso é fácil entender esta união, afinal o Estado caminha no propósito de unificar seus serviços em um projeto de governo único, que facilite a vida do cidadão e o seu acesso aos serviços públicos. “O cidadão é o centro das nossas atenções” afirmou a Diretora da Central de Atendimento ao Cidadão (OCA), Sídia Gomes, durante o lançamento do Floresta Digital em Xapuri, indo direto ao ponto. “Com iniciativas desse tipo, embutidas num plano abrangente que contempla de educação e saúde a gestão administrativa do estado, passando pela inclusão digital, os acreanos parecem caminhar celeremente para uma identidade orgulhosa de si” escreveu em extenso artigo a Revista Wireless Mundi lembrando que o Floresta Digital vai muito além de oferecer acesso à internet, há uma grande rede de serviços relacionados ao programa.

www.comunidadedigital.acre.gov.br
comunidade.digital@ac.gov.br
(68) 3223-5135 / 9984-5463

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