terça-feira, 5 de julho de 2011

Oficinas são destaque do I Encontro Presencial da Rede de Formação do Programa Telecentros.BR

Fábio Carvalho


telecentrosbr.png   Entre as dinâmicas, debates, atividades culturais e de integração e demais atividades previstas para o primeiro encontro dos monitores bolsistas do Telecentros.BR, que ocorrerá de 06 a 09 de Julho de 2011 no Centro Estadual de Educação Profissional em Serviços – Campos Pereira, as oficinas estão entre as mais importantes, pois envolvem diversas áreas do conhecimento que são indispensáveis para a inclusão, afinal, agindo como multiplicadores, os monitores replicam este conhecimento nos telecentros, tornando a inclusão digital dos usuários mais efetiva.

  Serão realizadas cinco oficinas, Metareciclagem, Áudio, Vídeo, Gráfico e Blog, e de acordo com a coordenação do Polo Regional Norte da Rede Nacional o conteúdo de todas elas será dado de forma gradual, dividido em tópicos que serão ministrados durante os quatro dias do evento. A cada oficina será realizada por um oficineiro diferente, proporcionando maior aprofundamento e especialização para as atividades, “Nossa intenção é que essas oficinas rodem em paralelo para a formação ser feita em grupos menores, esperamos que isso estimule a partilha de conhecimentos durante o encontro e depois, pela rede”.


Saiba mais sobre cada oficina:
 

dsc07160p.jpg
                  Encontro ocorrerá no laboratório de informática do Centro
       Estadual de Educação Profissional em Serviços – Campos Pereira
   A medida em que cresce o acesso da população à internet, cresce também o upload de vídeos e a produção de conteúdo graças ao também crescente número de celulares com câmeras de vídeo, por isso, o oficineiro Edilson Freitas abordará esta realidade na oficina de Vídeo “através de técnicas básicas provenientes do cinema comercial, exploramos a produção de roteiro, composição de cenas, captura e edição no computador e por fim a exportação e upload para a internet”. Complementando o trabalho com imagens, a oficina de Gráfico, realizada por Tarcísio Ferreira, irá explorar a captura de imagens, tratamento e edição de folders, panfletos, cartazes e cartões.

   A oficina de Metareciclagem será realizada por Dennie Fabrizio e, de acordo com a coordenação está baseada na ideologia da Cultura Digital “trata da questão ambiental, sobre o mundo tecnológico e ainda da parte artística e cultural no meio do processo”. O objetivo da oficina é demonstrar que há formas de reaproveitar o lixo tecnológico ensinando a fazer arte, bijuterias e adereços com os equipamentos obsoletos e inutilizados, que de outra forma seriam descartados na natureza.

   O oficineiro Marcelo Lobato é responsável pela oficina de Áudio, que abordará a comunicação digital, com foco nas webrádios livres. O objetivo é contribuir para o fomento e disseminação das rádios livres com transmissão pela internet, o que a coordenação aponta como mais fácil, prático e aplicável, “alternativas de transmissão de som sem ser por transmissor”.

   Já a oficina de Blogs, oferecida pela dupla Edu Costa e Jader Gama busca iniciar pessoas de todas as idades no mundo digital “todo o legado e ideologia do software livre são discutidas e socializadas. É iniciado a manipulação do computador e dos sistemas Linux, explorando-se os principais recursos”.
 
  Além das oficinas, também haverá debates abertos sobre os temas “Software Livre e Ética Hacker”, "Iniciação na Web e Cultura Digital, uso da técnica do Expectometro" e “Empreendedorismo Colaborativo e Negócios Inovadores”, entre outras atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem registrado aqui a sua opinião sobre este blog