segunda-feira, 11 de julho de 2011

Termina encontro de formação de monitores Telecentros.BR

Fábio Carvalho
11-07-2011
 
campos_pereira.jpg
Encontro aconteceu na Escola de Formação
Profissional Campos Pereira
Terminou neste sábado, 09 de Julho, o I Encontro Presencial de monitores da Rede de Formação do Programa Telecentros.BR - Polo Norte. O evento começou dia 06, e por quatro dias ofereceu a possibilidade de aprimoramento e troca de conhecimentos entre monitores bolsistas de todo o Acre e de Rondônia, além dos tutores e membros do Coletivo Puraqué, vindos de Santarém (Pará).
dsc07312.jpg
 Oficinas do encontro uniram teoria e prática
De forma unânime, o evento foi visto como um grande sucesso, o que foi fácil de se constatar entre uma atividade e outra, quando várias pessoas compartilhavam fotos, mensagens e ideias pelas diversas redes sociais, atitude que estava em sintonia com a filosofia colaborativa do encontro, com tudo acontecendo praticamente em tempo real. “Oficina de blog tá muito divertida e produtiva! Estou realmente muito empolgada”, disse no Twitter a monitora do telecentro de Epitaciolândia @MavianeAndrade enquanto discutia sobre a criação de um blog coletivo para os monitores do programa. Pouco depois o colega Márcio Valente compartilhava no Facebook seu novo blog, criado com a intenção de divulgar seu projeto comunitário “Inclusão e Cidadania ao alcance de todos”, onde destacou “A inclusão digital é um dos desafios da tecnologia da informação e a preocupação com o tema faz parte de um desafio que temos que superar”. E, para provar o lado multimidia do encontro, era possível ouvir através da internet pela Muiraquit, além de pessoas acompanhando os acontecimentos via webcam e uploads sendo feitos a todo instante.
dinamcas.jpg
Dinâmicas tornaram o evento
uma grande oportunidade de
confratrernização

Também foi unânime a boa impressão com o trabalho do Coletivo Puraqué, responsável não só pelas oficinas do encontro, mas por toda a interação que fez o evento brilhar, “Dinamizadas pelo coletivo Puraqué, de Santarém (Pará), as oficinas de metareciclagem, áudio, vídeo, blogs e gráfico transformam o encontro numa verdadeira maratona de conhecimentos” (Telecentros.BR). O Coletivo é ativista na comunidade do Software Livre e está baseado em princípios como a ética hacker e a metareciclagem, assuntos que estiveram na pauta das oficinas e debates.
Ao final de tudo, uma certeza: o saldo negativo deste encontro foi apenas um, era necessário acabar. Entretanto, tudo o que foi compartilhado se refletirá no trabalho dos monitores, que melhores capacitados, repassarão todo este aprendizado em seus telecentros, “Fui com uma concepção, voltei com outra! Tenho certeza que meu trabalho vai ser melhor agora, depois de uma excelente formação que tive”, disse a monitora Maviane Andrade em seu Twitter.
 
Veja outras fotos do encontro aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem registrado aqui a sua opinião sobre este blog