terça-feira, 20 de setembro de 2011

Governo do Acre é apontado como caso de sucesso no IBMFórum 2011 em São Paulo e na Conferência Internacional de Cidades Inovadoras em Curitiba

Em sua quinta edição, o IBMFORUM 2011,maior evento da IBM no Brasil, realizado nos dias 24 e 25 de Agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP), teve como um dos destaques de sua programação a apresentação do Projeto Cadastro Único implantado no Estado do Acre e que busca otimizar a gestão e criar melhorias para o atendimento ao cidadão pela integração de serviços, através de diferentes projetos, desenvolvidos pela Diretoria de Modernização Administrativa (DMA) do Governo do Acre.

Esq. p/ Dir.) Coordenadora do Cadastro Único, Kátia Gasparini,
Diretor Executivo da DMA, Rodrigo Souza, e o
Arquiteto de Soluções de Colaboração para IBM, Rafael Osório

Todo o projeto foi apresentado através do Diretor Executivo da DMA, Rodrigo Souza, da Coordenadora do Projeto Cadastro Único, Kátia Gasparini e do Arquiteto de Soluções de Colaboração para IBM America Latina, Rafael Osório. A palestra ocorreu no primeiro dia do evento, quando o Acre foi apontado como caso de sucesso para o que a IBM define como SmarterCities, cidades inteligentes que estão se modernizando para estimular o desenvolvimento econômico, promovendo inovações e transformando-se, onde se atende de forma prioritária às demandas urgentes dos cidadãos, “Para os governos mais inteligentes, interações com os cidadãos constituem oportunidades para compartilhar informações e melhorar vidas, não para ‘meramente’ fornecer serviços, administrar justiça e proporcionar um canal para o exercício de direitos e responsabilidades”.

Com o slogan “Inovação que faz a Diferença”, o evento trouxe, ainda, debates, demonstrações e palestras ministradas por grandes executivos do mercado e palestrantes nacionais e internacionais, um público especializado em tecnologia, buscando e apresentando as mais importantes tendências do setor de TI. Estiveram presente nesta edição do evento o Keynote Speaker Don Tapscott – Autor dos Best Sellers “A Hora da geração Digital”, “Wicknomics: Como A Colaboração Em Massa Pode Mudar O Seu Negócio”, Jean Paul Jacob – Pesquisador emérito do IBM Research Center e Erich Clementi, vice-presidente global de Serviços de Tecnologia da IBM, entre outros.
No IBMFORUM 2011, o Acre foi apontado como referência, ao lado de casos de excelência como Reino Unido e Cingapura, onde os governos estão trabalhando para instruir os cidadãos sobre as melhores formas de se buscar serviços governamentais de forma cada vez mais autônoma, rápida e prática através da unificação de serviços.

O caso de sucesso do Acre também foi apresentado por Rafael Osório na Conferência Internacional de Cidades Inovadoras CICI2011, de 17 a 20 de maio, em Curitiba (PR), com a palestra “Como executar uma estratégia de Gov2.0 e se aproximar do cidadão? O caso do Governo do Acre”. Considerado um dos maiores eventos do mundo na área de sustentabilidade e desenvolvimento urbano, o evento reuniu em um mesmo espaço representantes de 500 municípios do Brasil e do exterior, com 3,5 mil participantes. O CICI2011 teve participação de nomes como o físico austríaco Fritjof Capra e o assessor da campanha de Barack Obama, Parag Khanna.

O Programa Governo Único

Kátia explica que a meta do
Governo do Acre é proporcionar
uma melhoria contínua na
prestação de serviços ao cidadão
Devido à grande dimensão do Governo Único aDiretoria de Modernização Administrativa do Governo do Acre dividiu o programa em diferentes projetos, onde se destacou o Cadastro Único. A coordenadora Kátia Gasparini, explica que existem três frentes de trabalho: a Base Única do Cidadão, a Plataforma de Integração e o Portal de Atendimento Multisserviço (PAM), que é o resultado final do processo. 

De acordo com Kátia, tudo isso interliga um serviço que busca otimizar a gestão e criar melhorias para o atendimento ao cidadão através da integração de dados, desburocratizando e reduzindo o tempo de atendimento para o cidadão em serviços públicos, permitindo que sistemas diferentes interagissem entre si de forma rápida e eficiente.

O PAM se encontra em atividade na Organização de Centros de Atendimento ao Cidadão (OCA), de Rio Branco, desde sua inauguração em Dezembro de 2010, e desde então vem proporcionado uma redução de até 40 % do tempo gasto para cada atendimento. Hoje, a OCA possui uma média de cinco mil atendimentos diários, reunindo serviços de 26 instituições públicas de várias esferas de governo. Kátia explica que no Balcão Multisserviço da OCA o cidadão solicita os serviços desejados, entrando na fila uma única vez, agindo de forma transparente ao cidadão e viabilizando serviços com regras de priorização, “O PAM permite a triagem dos serviços solicitados para evitar que o cidadão se dirija a mesa de atendimento e não tenha seu serviço realizado devido à falta de algum documento ou pré-requisito”, diz Kátia.

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