A correta instalação da antena proporciona uma melhora no sinal. (Foto: Wellington Mota/Ascom Floresta Digital) |
Desde
Junho de 2012 o Floresta Digital vem realizando visitas técnicas na
casa de usuários com dificuldade de acesso a internet e buscando
auxiliar os usuários na obtenção do melhor sinal. Nesta sábado,
18 de Agosto, a equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação e
Comunicação (DTIC) esteve em diversas residências na região da
baixada da Sobral, onde estão sendo realizadas a primeira etapa
deste trabalho. E mais uma vez os resultados foram surpreendentes.
Uma
das primeiras visitas da equipe foi realizada no bairro Boa União,
na casa da coordenadora administrativa Jorgelina Barbosa Chaves, que
estava com sua antena mal instalada, impossibilitando o acesso da
usuária ao mundo digital. “Eu ainda não havia conseguido acessar
a internet aqui. O sinal era muito fraco”, conta a moradora feliz
com a visita. De acordo com o técnico Enilso Oliveira de Souza,
haviam diversos problemas na instalação da antena. “Ela está com
a visada errada, apontada para baixo. Além disso, está bem
deteriorada”, explicou. “Esta antena está quase caindo”,
confirmou a moradora.
Para
realizar alguns testes a equipe da DTIC trocou a antena da casa por
uma de maior capacidade. “Esta de 20 dbi tem um alcance menor, com
uma de 25dbi o sinal é captado com mais intensidade”, explicou um
dos técnicos, enquanto observada a porcentagem do sinal, que chegava
com mais de 80% de melhora. “Quando chegamos aqui oscilava entre 10
e vinte porcento”, demonstrou o técnico apontando para a tela do
notebook. Nesta visita, a Sra. Jorgelina ainda saiu no lucro, teve
seu sinal restaurado e ainda por cima acabou ganhando a antena levada
pela equipe. “Isso que é serviço completo”, brincou a moradora,
feliz com tanta dedicação.
Outro
morador da região a receber a visita técnica foi o representante
comercial Francisco de Carvalho Torres. A equipe aproveitou a
passagem pela região para algumas em casas onde a antena parecia
apresentar problemas, e ele foi um dos beneficiados pelas visitas não
agendadas. O usuário, feliz com a visita, relata uma coincidência,
“ontem eu cancelei minha assinatura de um plano de internet e hoje
você aparecem aqui!”. No caso do Sr. Francisco, ainda houve uma
mudança de visão sobre o programa. “Eu não acreditava muito,
pois achava que não era bom, agora eu vejo que vale a pena. E ainda
economizo um dinheirinho por mês”.
Este
trabalho é parte de um projeto de aproximação com o usuário do
Floresta Digital, compreendendo além das visitas, o desenvolvimento
de novas ferramentas técnicas para facilitar a resolução de
problemas, elevação dos pontos de acesso, uma cartilha de
instruções, um cursos
online e um novo telefone para esclarecimentos e auxílio direto
ao usuário, que será divulgado em breve. Os usuários que desejarem
receber a visita podem enviar suas solicitações, com nome completo,
endereço e telefone para florestadigital@ac.gov.br
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixem registrado aqui a sua opinião sobre este blog