quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Governo do Estado oferece oficina “Quebrando Paradigmas Educacionais” na Diretoria de Modernização Administrativa

Wellington Mota
A oficina mostra as vantagens e as dificuldades na utilização das novas mídias digitais no processo de ensino aprendizagem

O Governo do Estado do Acre por meio do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac), iniciou nessa quarta e quinta, no auditório da Diretoria de Modernização Administrativa (DMA) da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), a Oficina “Quebrando Paradigmas Educacionais: Aperfeiçoando as Competências para Educação do Século XXI na Amazônia”.

A oficina tem como proposito atender as pessoas com experiência no ensino técnico ou universitário, com experiências e habilidades para a operação de computador e navegar por meio das redes sociais e Internet que estão interessados em promover eventos de capacitação. A oficina utiliza como recursos pedagógicos o espaço de aprendizagem da Universidade para a Cooperação Internacional (UCI) da Costa Rica, onde os participantes serão capazes de acessar esses recursos sem restrições durante a duração do componente virtual.

O orientador da Oficina é o vice-reitor de Pesquisa e Extensão da UCI, Glauco Ulises Quesada, para ele essa oficina tem como propósito fortalecer as capacidades técnicas e as competências de formadores, para a educação virtual. “Por meio das trocas de experiências e da utilização de uma plataforma de administração e aprendizagem conhecida como Moodle, podemos estabelecer o propósito de reduzir as diferenças digitais. Fortalecendo assim o sistema educativo de formar e alcançar o maior número de pessoas, com a utilização de diferentes tecnologias”, disse Ulises.

Muitos profissionais seja da educação ou não participarão da oficina, entre eles estava William Flores, professor universitário, para quem esse curso é uma excelente oportunidade para os profissionais se capacitarem. “É uma maneira de inovar no trabalho que desenvolvemos”, disse William. Outro que participou da oficina foi Saine Leon, engenheiro floresta da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), para ele essa oficina é uma ótima iniciativa do estado. “É uma grande oportunidade que o governo está oferecendo, aos servidores que atuam na área de ensino ou não, ter um conhecimento sobre as novas tecnologia que são utilizadas na educação”, disse Leon.

A plataforma utilizada na oficina e o MOODLE, que é a plataforma em uso pela UCI. O portal de de ensino a distância do programa de Inclusão Digital do Governo do Estado, Floresta Digital oferece a Oficina “Introdução ao Moodle”, para realizá-la basta acessar o endereço ead.florestadigital.ac.gov.br e se cadastrar.

Universidade para Cooperação Internacional (UCI)

A Universidade para a Cooperação Internacional é uma universidade credenciada UCI-privado na Costa Rica. A UCI é reconhecida nacional e internacionalmente pela seus acadêmicos e pela assistência técnica aos países. A universidade recebe continuamente pedidos de cooperação de governos, instituições do Estado, de outras universidades, organizações e empresas privadas, ONGs e indivíduos. A UCI está sempre inovando em suas áreas de trabalho, levando progresso para a América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem registrado aqui a sua opinião sobre este blog