sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Oficinas do Floresta Digital na tenda Bolha são destaque na 2ª Bienal da Floresta do Livro e da Cultura

Wellington Mota

Floresta Digital oferecerá oficinas voltadas as novas mídias
A 2ª Bienal da Floresta do Livro e da Cultura oferecerá ao visitante uma variada programação, tais como, debates, palestras, apresentações culturais e musicais, exibição de filmes, contação de histórias. E assim como feito na primeira edição do evento o programa Floresta Digital, vai estar presente na “Tenda Bolha”, onde oferecerá ao visitante do espaço, diversas oficinas voltadas não só para as novas mídias e tecnologias presentes em nossa sociedade, mas também à arte, educação e cibercultura.

Entre as oficinas que serão oferecidas na Tenda Bolha da Bienal está a de HQtrônicas - As histórias em Quadrinhos e a Hipermídia”, que tem como objetivo apresentar um panorama geral da criação de histórias em quadrinhos eletrônicas, que hibridizam os códigos tradicionais das HQs em suporte papel às novas possibilidades abertas pela hipermídia, desde o seu surgimento na década de 1980, até exemplos de HQtrônicas de terceira geração dos dias atuais e a de “Processos Criativos de Universos Ficcionais Transmídia”, que tem como proposito apresentar a dinâmica dos processos de criação de universos ficcionais transmídia: que podem servir de base para o desenvolvimento de obras em múltiplas mídias como: HQ, Vídeo, Literatura, Cinema, Game.

Ambas as oficinas serão ministradas pelo professor do Programa de Doutorado em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edgar Franco, que fala sobre a importância da realização de um evento como esse para a comunidade. “Um evento desse porte proporciona discutir as linguagens humanas, da escrita à hipermídia, bem como ajuda na difusão da leitura”, disse Franco.

A consultora digital e também tutora dos programas Telecentros.BR e Casa Brasil no Pará, Adriane Gama, irá ministrar a oficina de “Software Livre e Cibercultura”, que tem como objetivo socializar a prática cineclubista e o ativismo em sofware livre e de cultura digital com diálogos sobre sustentabilidade coletiva e compartilhamento de conhecimentos e de “Metareciclagem”, que tem como proposito conhecer melhor sobre essa ideia colaborativa, sua ideologia e abordar o tema ambiental sobre lixo tecnológico e seu reaproveitamento.

Para ela, esse evento traz a oportunidade de expandir mais conhecimentos, por meio de uma diversidade de conteúdos literários e multimidiáticos. “Sabemos que esse encontro coletivo fortalece nossas ações e práticas colaborativas”. Ela ainda acrescenta a contribuição que esse evento traz para região. “Essa Bienal contribui com o fortalecimento da região através de uma nova alternativa de desenvolvimento sustentável que une e compartilha simultaneamente saberes tradicionais com as novas mídias digitais”, conclui a consultora.

Como são vagas limitadas, para se inscrever nas oficinas antecipadamente e garantir sua vaga, os interessados devem enviar para o e-mail fabio.ac.carvalho@gmail.com , enviando seu nome, idade, telefone e indicando a oficina que vai participar.

Cronograma de oficinas:

15/09:
10h30 - Oficina Livre: Oficina de Internet Segura:Adrielle Ramalho
17h - Oficina de Blogs e Redes Sociais - Como fazer a diferença?: Adaildo Neto

16/09:

10h30: Oficina de Ilustração: Cartoon X Quadrinhos : Mardilson Torres
17h: Oficina de RPG Educacional. Desafios e potencialidades: Fábio Carvalho

17/09:
10h30 : Oficina Livre: Fotografia Digital: Rebeca Cunha
17h : Oficina: Novas Tecnologias na Educação- Fábio Carvalho

18/09
19h45: Oficina "HQtrônicas - Histórias em Quadrinhos eletrônicas": Edgar Franco

19/09
19h: Oficina “Criação de Universos Ficcionais Transmídia”: Edgar Franco

20/09:
10h30: Oficina de Música com Tom Play: Sóstenes Andrade
19h : Oficina de Aplicativos para leitura de Realidade Aumentada: Igor Musardo

21/09:
10h30 : Oficina : Você esta fazendo isso muito errado - (Por que as empresas erram nas redes sociais): Fernanda Musardo
19h : Encontro de Twiteiros Culturais (ETC_acre) com a presença de Fernanda Musardo

22/09:
10h30: Oficinas Livres: Oficina de Hagaquê: Larissa Souza
19h : Oficina de Software Livre e Cibercultura - Adriane Gama

23/09:
10h30 : Oficinas Livres: Oficina de Stop Motion: Crisnayra Vasconcelos
19h : Oficina de Metareciclagem - Adriane Gama

Como são vagas limitadas, para se inscrever nas oficinas antecipadamente e garantir sua vaga, os interessados devem enviar para o e-mailfabio.ac.carvalho@gmail.com, enviando seu nome, idade, telefone e indicando a oficina que vai participar.

Bienal do Livro e da Floresta

A Bienal da Floresta do Livro e da Leitura será realizada pelo Governo do Estado e coordenado pela FEM/Departamento Estadual do Livro e da Leitura, em parceria com o MinC, as Secretarias de Educação (Municipal e Estadual), Secretaria de Estado de Obras Públicas, Secretaria de Estado de Habitação, Secretaria de Estado de Comunicação, Secretaria de Estado do Meio Ambiental,Secretaria de Estado de Turismo e Lazer, Casa Civil, Fundação de Cultura Garibaldi Brasil, Academia Acreana de Letras, Conselho Estadual de Cultura, Associação de Leitores Acreanos e Câmara Acreana do Livro. Tem o patrocínio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFAC, Petrobras e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem registrado aqui a sua opinião sobre este blog