quinta-feira, 16 de maio de 2013

Floresta Digital inicia segunda turma do curso de “Montagem, Manutenção e Redes de Microcomputadores”.


Wellington Mota (Assessoria Floresta Digital)

Na tarde dessa quarta, 15, o programa de inclusão digital e social do governo do estado, Floresta Digital, deu inicio a segunda turma do curso de “Montagem, Manutenção e Redes de Microcomputadores”.

Os alunos aprenderam sobre o programa Floresta Digital
e seus objetivos.
(Foto: Wellington Mota/Ascom Floresta Digital)
O telecentro do Centro da Juventude (Ceja) do Montanhês local escolhido para realização da atividade recebeu os alunos que foram sorteados no último sábado, 11, para a aula inaugural do curso. A aula foi uma forma de apresentar aos novos alunos, um pouco da história do programa e de seus telecentros espalhados pela capital e por todos os municípios do estado, bem como os objetivos que o programa visa alcançar junto à comunidade.

O curso não abrange apenas os moradores do bairro Montanhês, mas moradores de outros bairros da capital, como é o caso da estudante Gizellen Alves de Oliveira, moradora do residencial Santa Cruz, localizado na estrada do Apolônio Sales. A jovem conta que ficou sabendo do curso, por meio da internet. “Fique sabendo do curso, por meio da agência de notícias do estado, pois sempre acompanhado o que o governo está fazendo”.

A estudante que já cursou um semestre do curso de Sistema da Informação fala que as expectativas são grandes em relação ao curso, pois ela sempre teve um contato com a área da informática. “As experiências que tive com montagem e manutenção, foram apenas na prática. Então vejo esse curso como uma forma de poder aprender mais”, conclui a jovem vislumbrando seguir uma carreira na área de informática.

Telecentros

No primeiro dia de aula a expectativa em relação ao curso
tomava conta de todos.
(Foto: Wellington Mota/Ascom Floresta Digital)
O mototaxista Gilvane Holanda do Nascimento, um dos estudantes do curso, é morador da baixada da Sobral e um dos frequentadores do telecentro. “Costumo frequenta o espaço (telecentro) ali da Biblioteca, pois trabalho em frente”. Ele fala da importância dos telecentros para a comunidade. “Esses espaços são ótimos, principalmente para as pessoas que não tem acesso a internet em casa e também pelos cursos que são oferecidos no local”, acrescenta Nascimento.

Alguns dos estudantes já tinham ouvido falar dos telecentros, mas ainda não tinham utilizado. Como é o caso de Geovanni Lira da Silva, morador do bairro das Placas. “Já sabia da existência dos telecentros, mas nunca tinha tido acesso”. Ele disse que agora pretende utiliza com mais frequência os espaços. “Pretendo fazer outros curso oferecidos pelo Floresta Digital, meu objetivo agora é fazer o curso de informática básica, que ainda não tenho”, concluiu o aluno satisfeito pelo serviços oferecidos no local.

Os telecentros são Espaços com computadores, equipamentos de áudio e vídeo com acesso gratuito à internet, programação permanente de aulas de informática básica e oficinas temáticas. Eles possuem um espaço arejado e climatizado, com estrutura física confortável e são equipados com 5 a 10 computadores.

Os interessados em fazer alguns dos cursos oferecidos pelo Floresta Digital, basta acessar o portal do programa http://florestadigital.ac.gov.br/wps/portal/florestadigital/florestadigital/principal ou ir até um dos telecentros mais próximos de sua residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem registrado aqui a sua opinião sobre este blog