quinta-feira, 2 de maio de 2013

Floresta Digital realiza parceria com projeto Informática da Comunidade

(Assessoria DMA/Seplan)

O programa de inclusão digital do Governo do Estado do Acre, Floresta Digital, firmou parceria com a empresa Multimídia Educacional para implantação de novos cursos profissionalizantes em um de seus telecentros. O Informática da Comunidade já formou milhares de pessoas de Norte a Sul do país, em cidades como Manaus,(AM), Mossoró(RN), Palmas (TO), Petrópolis (RJ), Montes Claros (MG), Osasco (SP), Presidente Prudente (SP), Santa Maria (RS), Pelotas (RS) e agora chega ao Acre para cumprir a missão de ambos os projetos, inclusão digital com qualificação profissional.

O medalhista olímpico André Domingos é padrinho
 do projeto e já esteve em diversos programas de
 TV falando de sua luta para
vencer no atletismo e
sobre como é importante as pessoas investirem
 na Educação e na qualificação profissional.
Como os dois projetos possuem objetivos semelhantes, focados no intuito de incluir digital e socialmente  a população, a aproximação foi natural. “Criamos um programa para doar os cursos para um telecentro ou escola nas cidades com mais de 100.000 habitantes. Desta forma o Governo do Acre foi beneficiado com a doação”, explica o professor Eduardo Souza, diretor da Multimídia Educacional e criador do Projeto Informática da Comunidade. O campeão e medalhista olímpico André Domingos é o padrinho do projeto e vem trabalhando para que parcerias como esta tenham êxito, “O Informática da Comunidade é um projeto maravilhoso. É um projeto que dá esperanças para estas pessoas que querem aprender e a lidar com informática”.

O coordenador de ensino do Floresta Digital, Fábio Carvalho, explica que foi realizado um levantamento para decidir qual telecentro do programa receberia os novos cursos. “Levamos em conta o perfil de todos nossos telecentros, que hoje são em cerca de 30 em todo o estado, e chegamos à conclusão de que o local que mais teria a ganhar seria o telecentro do Montanhês, que está sendo reinaugurado amanhã, dia 27, junto com o CEJA do bairro”. Fábio complementa a escolha e justifica na posição estratégica do telecentro. “Além disso, o telecentro do Montanhês atende uma vasta região, atendendo também as comunidades do Caladinho, Tancredo Neves, Jorge Lavocat, etc. E a comunidade destes bairros sempre foi muito envolvida com o telecentro, com muita demanda por cursos e oficinas.”
De acordo com Eduardo Souza, esta parceria será duradoura “A Multimídia Educacional pretende manter a doação para um telecentro permanentemente. Os cursos disponíveis vão desde os básicos como Introdução à Informática, E-mail e Blog até mesmo com cursos mais complexos, que podem agregar conhecimento e qualificar os cidadãos para o mercado de trabalho, como Br.Office, Secretariado e Digitação.” Para ele a expectativa no Acre é de fazer um bom trabalho de inclusão no Telecentro que receberá a doação dos cursos.  “Pretendemos beneficiar toda a população acreana, com cursos gratuitos e promovendo a formação profissional e a qualificação profissional, para levar o Acre a patamares cada vez melhores no contexto social e econômico brasileiro”.
Sobre o Projeto Informática da Comunidade

O projeto Informática na Comunidade será
disponibilizado apenas no Telecentro Montanhês
mas o Floresta Digital é hoje um dos maiores e mais
completos programas de inclusão do país e conta
 com telecentros em todos os municípios do estado,
 incluindo digitalmente todas as faixas etárias.
O Projeto Informática da Comunidade tem como missão a inclusão digital/formação profissional gratuita da população brasileira e é operacionalizado em parceria com prefeituras, associações comerciais, ONGs, escolas públicas e privadas, faculdades e universidades, telecentros e outras entidades. O diretor da Multimídia Educacional conta que o projeto nasceu em 2007, quando realizou diversas viagens pelo Brasil e percebeu que embora existisse muitos projetos que forneciam a inclusão digital, na maioria das vezes o acesso aos computadores se traduzia apenas em visitas a sites e jogos. “Podemos mudar esta realidade qualificando jovens e adultos para o mercado de trabalho, além de oferecer à terceira idade formas de se integrar ao mundo digital”, completa o professor, concordando com a política adotada pelo Floresta Digital desde 2005, oferecendo acesso à internet mas também oportunidades de inclusão.
“Sempre realizamos cursos em nossos telecentros, e com esta parceria pretendemos oferecer novas oportunidades de crescimento à nossos usuários”, afirma Fábio Carvalho, intermediário da parceria entre os projetos. Como o Floresta Digital se foca nos cursos com softwares livres, utilizará 14 novos cursos do pacote, além de um curso específico para a formação dos monitores do telecentro. “A lista será disponibilizada permanentemente no telecentro e o usuário poderá escolher um ou mais cursos de seu interesse, a partir daí vamos formando as turmas.” Explica Fábio Carvalho, ressaltando que a partir da inauguração do telecentro no Montanhês já será possível se inscrever para as primeiras turmas.
 Novos Cursos Disponíveis:
·         Introdução à Informática
·         Digitação
·         Ubuntu
·         Mozilla Firefox
·         E-mail
·         Thunderbird
·         Blog
·         Secretariado
·         Google Docs 2012
·         Writer
·         Calc
·         Impress
·         Gimp
·         Audacity

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem registrado aqui a sua opinião sobre este blog