domingo, 4 de abril de 2010

“Comunidade Digital prepara oficinas de Twitter”

Que o Twitter vem crescendo a cada dia quase todos sabem, que ele é uma das redes sociais mais usadas por celebridades também, que o diga Luciano Huck, Marcelo Tas e Willian Bonner por exemplo, três das mais populares figuras brasileiras que deram as caras no microblog. Mas que os usos desta ferramenta vão muito além dos 140 caracteres disponíveis nem todos perceberam. Pensando nisto, o Comunidade Digital está preparando uma oficina de Twitter, que entre outras coisas irá apresentar esta ferramenta para quem ainda a desconhece e preparar quem já a conhece para usá-la melhor.

"Inicialmente o Twitter não
possuía as vogais do nome e
era chamado de twttr, o que
egundo seus criadores era
mais “charmoso”"

Mais que uma moda passageira criada na internet, o Twitter vem se consolidando como uma necessidade moderna. Desde seu lançamento em 2006, quando Jack Dorsey inaugurou o serviço com a frase “just setting up my twttr” (apenas configurando meu twttr), o serviço se popularizou de forma tão rápida que muitos vêem nele a nova sensação da web, uma ferramenta multi-uso que serve tanto para quem desejarelatar seu cotidiano quanto para artistas que desejam estreitar as relações com seu público ou grandes empresas que querem acompanhar em tempo real as reações de seus consumidores. De lá para cá os números só vêm crescendo, somando hoje quase 80 milhões de usuários cadastrados.


"Twitter significa algo como “pio” (Tradução não literal), e foi escolhido para batizar o serviço pela referência ao som rápido e melodioso dos pássaros"

A influência destes pouco caracteres é tão grande que a campanha do atual presidente dos Estados Unidos Barack Obama obteve grande êxito em grande parte graças ao Twitter e até a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos resolver arquivar o conteúdo publicado pelo serviço. Ainda nos EUA, outros seguem esta tendência, como a Casa Branca, que inclusive pede sugestões sobre tecnologia pelo Twitter. Até personalidades que torciam o nariz e criticavam o microblog acabaram se rendendo e criando seu perfil, como o venezuelano Hugo Cháves que em apenas dois dias no serviço conseguiu mais de cem mil seguidores (hoje possui 182.980).

"O jornalista brasileiro Marcelo Tas foi capa
do caderno de negócios do Wall Street
Journal graças à seu Twitter. Tas foi também
um dos primeiros twiteiros a ter um perfil
patrocinado".

No Brasil, um dos mais influentes “twiteiros” foi o apresentador e editor-chefe do Jornal Nacional, William Bonner com cerca de 516.000 seguidores. Bonner se consagrou no Twitter por manter uma postura descontraída bem distinta da seriedade dos jornais e chegou até a ganhar um prêmio Shorty Awards, uma espécie de Oscar dos 140 caracteres. Recentemente ele se despediu da ferramenta deixou sua mensagem “O twitter é um universo absurdamente cativante. Quem não se viciou que me desminta. E eu mergulhei nisso intensamente. Salto ornamental”. Outra influente personalidade do Twitter, Marcelo Tas, quando esteve no Acre para uma palestra no INEO'09 apresentou o Estado para seu seguidores “No Acre, já estive em: Rio Branco, Xapuri, Tarauacá (ruas feitas de tijolo de barro, lindas) e com o povo Kaxinauá- sensacionais!” 

Durante a conferência Marcelo tas deixou evidente a importância do Twitter nesta nova era tecnológica e indicou a todos que não conheciam a ferramenta, a “mergulharem de cabeça”. O interessante é que enquanto Marcelo dava sua palestra sobre Twitter, várias pessoas colocavam na rede, via twitter e em tempo real as suas idéias. Após a palestra a interação continuou pelo Twitter “Obrigado, a Usina de Arte é duca!”, disse em resposta ao comentário de @alexandreviana “Tas deu show de palestra aqui em Rio Branco, Acre”.  E esta relação é uma das qualidades buscadas pelas celebridades no Twitter, ele permite uma aproximação imediata e direta com o fã, diferente de qualquer outra mídia.

Sig@m-me os bons:
@Comundigital
@marcelotas
@realwbonner
@andreazilio
@marcobonito


A cada dia o usuário da ferramenta descobre novos usos, novas concepções e novas utilidades  para ela. Temos como exemplo os serviços de postagem de currículo como o @TwitRes que  permite a divulgação no próprio Twitter e as empresas que já utilizam a ferramenta para  pré-seleção de seus contratados ou divulgação de vagas como @rhtribal ou @rhthink. A vantagem de se cadastrar nestes serviços e não em outros serviços semelhantes é que pelo Twitter é possível encontrar pessoas e empresas 100% de acordo com o perfil desejado, bastando apenas uma seleção criteriosa. A lista de usos para o Twitter é extensa. Nela há também a opção dos serviços oferecidos por outros sites como o Tweet Level  (http://tweetlevel.edelman.com/), que mede a importância ou a popularidade dos usuários do twitter de acordo com a relevância, quantidade e qualidade das twitadas ou o BlaBlaBrá (http://blablabra.net/), que monitora todo o conteúdo postado por usuários do Twitter com o perfil em português. Ele torna acessível uma variedade enorme de dados, gráficos e informações, desde os assuntos mais populares do momento até usuários mais retwitados, uma rica fonte para pesquisas. Algumas campanhas sociais e debates são iniciados ou repercutidos no Twitter:

#Sennavive
#peguett
#etc_br
#etc_acre


A jornalista Andréa Zílio, twiteira convicta e que utiliza o Twitter de forma dinâmica e criativa dá a dica sobre as diversas aplicações possíveis pelo próprio Twitter, comprovando mais uma de suas aplicações práticas “O twitter oferece o q vc busca, informação, dicas culturais, debates, interatividade, e liberdade p/ buscar a informação que queres”.

Por tudo isso o Twitter é um dos mais valiosos aliados de quem deseja se atualizar com a demanda destes tempos modernos, e antenada à esta realidade o Comunidade Digital vai oferecer neste mês de Maio Oficinas de Twitter em diversos telecentros (ver agenda ).
 
O Prof. da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Marco Bonito, outro twiteiro atuante dá sua opinião sobre uma oficina voltada à esta importante ferramenta digital e ainda faz a ligação da oficina de Twitter com a necessidade de inclusão digital que tanto o Comunidade Digital quanto o Floresta Digital proporcionam “Penso ser fundamental que hajam oficinas como esta, para que a comunidade comece a perceber que o Floresta Digital é muito mais do que simplesmente um acesso à internet, mas sim uma bonificação de cultura que transformará as principais questões sociais, como a economia, a política e principalmente a EDUCAÇÃO. Isto levará tempo, mas será ótimo”.

Participe das Oficinas de Twitter da Comunidade Digital:


Capital:
Telecentro São Francisco : de 17 a 21/05/2010

Interior:
Assis Brasil :10 a 14/05/2010
Brasiléia :10 a 14/05/2010
Plácido de Castro : 10 a 14/05/2010
Xapuri :10 a 14/05/2010
Senador Guiomard :10 a 14/05/2010
Mâncio Lima : 17 a 21/05/2010
Cruzeiro do Sul : 17 a 21/05/2010
Rodrigues Alves : 17 a 21/05/2010
Manoel urbano : 17 a 21/05/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem registrado aqui a sua opinião sobre este blog