quarta-feira, 28 de abril de 2010

Telecentro Parque inicia curso de informática para adultos

O telecentro Parque está com uma nova turma para o curso "Informática Básica e Internet". O curso iniciou dia 26 de Abril e deverá durar duas semanas, abordando tudo aquilo que é essencial para o uso diário das ferramentas.

O curso é voltado à adultos, especialmente àqueles que dominam pouco a informática e a internet
como afirma a monitora Clarett “Estamos lançando este novo desafio, o curso básico de informática e internet. Este curso é voltado para as pessoas nesta faixa etária acima de 35 anos, que não têm conhecimento nenhum de informática”.

Sra Edinalva Ferreira de Souza, uma das alunas do curso conta sua experiência “Eu nunca havia usado computador, mas sempre tive vontade, pois nos traz conhecimentos melhores. Através do computador podemos ver coisas muito boas e eu tenho vontade de conhecer e aprender”. Este depoimento é complementado pelas colegas de curso que vem de situações semelhantes, como afirma a Sra Francisca Costa da Rocha “Estamos começando agora, então ainda não temos quase nenhum conhecimento, por isso eu espero daqui alguns dias saber muita coisa, estou gostando, era um sonho meu”.

Outro aspecto que facilita a realização destes sonhos é o fato de estes cursos serem gratuitos, como aponta a Sra Ruth da Silva Santos “Sempre tive vontade de fazer um curso de computação, mas nunca tive como pagar um curso. Um dia estava passando e vi esta Comunidade Digital, entrei e perguntei se era pago, o moço me informou direitinho o que era, aí dei meu nome e uma semana depois me ligaram e estou aqui”.

De acordo com a monitora Clarett é fundamental dar esta oportunidade de inclusão “A internet é abrangente à todos, e este curso mostra exatamente isso, trazer eles para a Comunidade Digital, torná-los parte deste grande projeto do nosso governo que, leva o conhecimento para eles”. Tornar possível o acesso ao mundo da informática e da internet para estas pessoas pode significar também abrir as portas para uma nova visão do mundo, como afirma a Sra Francisca, que busca neste curso a possibilidade de aprender informática sem depender sempre de outras pessoas “minhas filhas gostam muito de andar em lan houses, aí às vezes eu quero fazer alguma coisa tenho de pedir pra elas fazerem, e como aqui eles dão este curso gratuito eu venho aqui pra não depender mais e eu mesma fazer sozinha”.
 
Desta forma, a possibilidade de inclusão digital para estas pessoas é mais que uma vontade de fazer um curso, é uma necessidade de se conectar aos novos tempos e de ter acesso ao que antes parecia tão distante. Necessidade, aliás, que também se estende ao social “Às vezes a gente quer conhecer uma pessoa, tem muitas pessoas que conhecem alguém à distância. Conhecer pessoas diferentes, fazer amizades” conclui Sra Francisca, que além da vontade de aprender deseja também ampliar sua rede social através da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem registrado aqui a sua opinião sobre este blog