sexta-feira, 16 de abril de 2010

IV Encontro Nacional BrOffice.org

Aconteceu ontem, 15 de Abril, na FIEAC de Rio Branco, o primeiro dia da programação do IV
Encontro Nacional BrOffice.org, um evento de abrangência nacional retransmitido em todo o Brasil através de videoconferência. O encontro promove a integração entre os diversos tipos de usuários, do curioso a empresários ou instituições governamentais e de ensino que usem ou venham a usar o pacote de programas BrOffice.


Neste primeiro dia, o assunto girou em torno da história de dez anos do BrOffice, do mercado, da revista BrOffice.org, os usuários, etc. Com destaque para a palestra de Cor Nouws, que através de tradução simultânea direto da Holanda abordou o tema como parte do projeto OpenOffice.org. Embora cada ponto estivesse localizado em um estado diferente, em todos eles o público teve a oportunidade de fazer perguntas ao vivo entre uma palestra e outra, o que deixou espaço para esclarecer dúvidas e deixar o evento mais dinâmico.

Outra palestrante que merece destaque foi a técnica em programação e usuária da suíte BrOffice, Renata Marques. Segundo ela, uma das metas para o Br.Office é implementar o seu uso em todas as ações governamentais. “Pretendemos criar uma lei estadual para adoção do Br.Office em cada
Estado, como já ocorre no Paraná” explica Renata. A meta se estende em seguida para o âmbito
nacional “A partir do momento em que dez Estados adotarem o ODF, podemos criar então uma Lei
Federal” afirma. Vale ressaltar ainda a intenção do Br.Office em trabalhar em conjunto com os
telecentros, já que segundo ela há uma similaridade entre a forma colaborativa e participativa dos
softwares livres com instituições que promovem inclusão. Segundo Renata há a intenção de “captar
voluntários para trabalhar em telecentros e outros eventos relacionados à disseminação do conhecimento”, assim pretende-se buscar monitores para o projeto, já que assim estes se  capacitam enquanto colaboram com a comunidade, gerando um círculo virtuoso.

Hoje está acontecendo a segunda etapa do encontro e haverá palestras de William Collen sobre
ferramentas linguísticas, Juergen Schmidt sobre as extensões do Br.Office, estratégias de TI para os municípios brasileiros com Luis Felipe Costa, entre outros. Quem não participou do primeiro dia
ainda pode pegar o segundo, as palestras vão até 18:15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem registrado aqui a sua opinião sobre este blog