quarta-feira, 7 de abril de 2010

Música e internet, uma parceria perfeita

Emo, Rock, Pop, não importa o estilo ou o rótulo, as bandas atuais têm a seu dispor uma grande aliada para divulgar sua música, um espaço onde qualquer pessoa pode ir não importando a distância, um lugar onde o fã pode descobrir sua nova banda preferida, conversar com seus  ídolos sem intermediários, ouvir em primeira mão músicas gravadas há poucos minutos, estamos falando de infinitas possibilidades, falamos de internet.

Mesmo bandas de público mais específico como Cansei de Ser Sexy (CSS) só conheceram o sucesso na vida após a web. Outras como o Detonautas já nasceram no mundo virtual após  trocas de mensagens dos músicos, outra prova do poder das relações criadas na rede.


Entretanto, não é apenas o MySpace que oferece estas oportunidades, embora seja visivelmente o principal aliado dos músicos. Orkut, Blogs, Twitter, Fotologs, tudo é válido para divulgar o som e as idéias de quem busca o sucesso. O mais comum é que as bandas abracem mais de uma ferramenta de divulgação na internet, criando uma rede de contatos e de fãs, que espera-se, sempre aumente.

A banda Caldo de Piaba, é outra que aposta na internet como meio de divulgação de seu trabalho, usando várias mídias para isso. Mas a banda aposta mesmo é em seu blog, que divulga a vida da banda passo a passo em vídeo, áudio e texto. E como resultado, os frutos deste trabalho começam a aparecer e a banda está neste momento mostrando seu som pela região sudeste do Brasil na Turnê Fora do Eixo 2.

Por isso não há mais como negar, a internet está caminhando lado a lado com a música, e hoje é mais que um diferencial, é cada vez mais uma necessidade. E leva vantagem quem souber utilizar a internet da melhor maneira a favor de sua música. E sua banda, já está on-line?


"A cada dia surgem novas bandas estourando nas paradas graças à internet. Neste time temos bandas como NxZero que além de conseguir muita repercussão na internet em  início de carreira, fez lançamento de seu cd “Sete Chaves” no Twitter e obteve o segundo lugar no “Trending Topics” mundial. Já o Fresno, antes de estourar nas paradas televisivas e das rádios brasileiras começaram a desfrutar do sucesso na internet, principalmente através de milhares de e-mails enviados com música e tudo. O resultado? Quase um milhão de downloads de suas músicas."

"Há também os chamados fenômenos, que de um dia para outro estouram na internet e imediatamente caem no gosto popular. Mallu Magalhães é um bom exemplo disto, a menina
colocou algumas músicas em seu MySpace e de repente ganhou milhares de acessos, com
aproximadamente três milhões e meio de reproduções na página. Caminho igualmente percorrido pela cantora americana Colbie Caillat, que após o sucesso via MySpace foi contratada pela Universal Records e estourou  com a música Bubbly. Em recente visita ao Acre, a britânica Lilly Allen causou comoção por onde passou, e isto só foi possível graças ao mesmo mecanismo, pois seu perfil no MySpace também foi o que apresentou a cantora ao Acre e ao mundo, com quase vinte milhões de músicas reproduzidas em sua página."



"A banda Degradê, é um exemplo disto, já conta com Youtube, Fotolog e uma comunidade
no Orkut, além dos perfis pessoais do Twitter. Mas o Blog é a principal ferramenta para a banda, “lá juntamos tudo que os sites tem. Por exemplo, postamos fotos, vídeos, letras, novidades e ainda fazemos parceria com outras bandas. Isso que é legal, a banda posta suas notícias e recebe de outras também”, explica Larissa Castro. “Hoje em dia o que mais se vê é bandas alcançando o sucesso graças a Internet. Ela é uma grande aliada nesse tipo de assunto. Além de divulgar a banda a internet também pode promover a relação, o contato de bandas que estão iniciando”.Desta forma a Degradê pretende investir ainda mais na internet, pois segundo Larissa “nosso próximo passo é colocar nossos trabalhos (músicas) a disposição da galera. Esperando assim que
todos possam nos conhecer, e curtir o que fazemos de melhor“ finaliza."




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem registrado aqui a sua opinião sobre este blog