segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Comemoração dos vinte anos do Estatuto da Criança e Adolescente

Fábio Carvalho

Com o objetivo de comemorar os vinte anos do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e Divulgar os direitos fundamentais da criança e adolescente, o Instituto Socioeducativo do Acre está realizando uma semana temática com atividades voltadas às áreas esportivas, artísticas, culturais e preparação para o mundo do trabalho. Estas atividades estão sendo desenvolvidas nos Centros da Juventude (CEJA) de Rio Branco e do interior do Estado e possuem participação também dos telecentros do Floresta Digital que estão localizados nos CEJA´s da capital. 

O Instituto Socioeducativo é uma autarquia responsável pelas políticas voltadas ao menor em situação de vulnerabilidade social e é vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento para Segurança Social, possuindo o objetivo de humanizar e coordenar as diretrizes da Constituição Federal e o ECA. Segundo o Instituto Socioeducativo “Nesses vinte anos de existência do ECA, apesar do muito ainda a se fazer, já se avançou no reconhecimento da criança e do adolescente como um sujeito de direitos em condição peculiar de desenvolvimento”. Entretanto, o Instituto aponta também que há muitas dificuldades para que estes direitos sejam colocados em prática no dia a dia “O desconhecimento dessa Lei, por grande parte da população brasileira, bem como a incorreta ou até a não compreensão de seus princípios básicos, podem justificar muitas dessas dificuldades”. Por isso as atividades realizadas durante a comemoração irão assumir a função educativa e serão baseadas nos cinco direitos fundamentais do ser humano:

  • Direito à vida e a saúde;
  • Direito à liberdade, respeito e dignidade;
  • Direito à convivência familiar e comunitária;
  • Direito à educação, cultura, esporte e lazer;
  • Direito à profissionalização e proteção ao trabalho.

De acordo com a organização “As oficinas acontecem simultaneamente no período vespertino, sendo que cada CEJA trabalha um direito em cada dia, tendo como culminância apresentações culturais desenvolvidas por crianças e adolescentes dos CEJA’s”. Buscando contribuir com esta importante iniciativa os cinco Telecentros localizados nos CEJAs estão participando da comemoração do ECA baseados nos princípios do DIREITO À LIBERDADE, RESPEITO E DIGNIDADE e DIREITO À PROFISSIONALIZAÇÃO E PROTEÇÃO NO TRABALHO; oferecendo assim duas oficinas; Uso seguro de redes sociais e Oficina de elaboração de currículos.

Para mais informações sobre o evento procure o telecentro no CEJA mais próximo
São Francisco, Esperança, Montanhês, Estação Experimental, Rui Lino

www.comunidadedigital.acre.gov.br
comunidade.digital@ac.gov.br
(68) 3223-5135 / 9984-5463

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem registrado aqui a sua opinião sobre este blog