quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Telecentro Paróquia Cristo Libertador influenciando jovem artistas

 Fábio Carvalho

“Este menino é incrível” afirmou a monitora do Telecentro Paróquia Cristo Libertador, Clareth, antes de completar “A cabecinha dele é uma arte só, não precisa muita coisa pra desenvolver ele não, ele já é assim”. Ela se referia ao jovem Eulálio Ramos Soares Júnior, de 15 anos, e que utiliza o telecentro para uma atividade bem diferente; desenhar no computador.
Eulálio, jovem artista que
frequenta o telecentro
para desenhar

Eulálio cursa o primeiro ano do ensino médio, na Escola José Ribamar Batista (EJORB) que fica entre as comunidades do bairro Aeroporto Velho e Sobral, onde está localizado o telecentro da Paróquia e onde faz o curso de Informática Básica e Cidadania no período da manhã. “Ele veio se matricular para o curso, depois do curso ele ficou aqui e descobriu este programa (Tux Paint). Aí quando foi à tarde eu fiquei olhando, perguntei você que desenhou? Ele disse foi!". Conta a monitora Clareth.

Em seu período de folga o jovem artista cumpre um ritual diário, vai para o telecentro “Eu uso mais para desenhar do que para acessar (a internet)” diz Eulálio. Clareth afirma que o Floresta Digital, com seu programa de telecentros conseguiu descobrir um talento na Sobral “pode ter certeza disso. E ele tem uma facilidade muito grande e isso que me impressionou. Imagina se der chance pra ele, de investir neste talento dele” diz entusiasmada a monitora, que pretende um dia organizar uma exposição com os desenhos de Eulálio.

Bom aluno, costuma assistir as aulas do telecentro com a mesma calma e atenção com que desenha, buscando a inspiração no seu tímido silêncio. “Eu me inspiro no que eu penso, no que eu vejo, aí eu venho e faço” diz.

Temas do seu cotidiano são
constantes no trabalho de Eulálio

Os desenhos que Eulálio realiza são muito bonitos e bem feitos, impressionam a todos que passam pelo telecentro, como a Sra Marlene, que foi se matricular para um curso e comentou “muito bonito, tem muito futuro este menino”. Segundo Eulálio, ele aprendeu a desenhar de forma autodidata e nunca teve oportunidade de fazer um curso de desenho ou mostrar seu trabalho para muitas pessoas, mas gostaria de obter mais reconhecimento. Ele conta que seu talento vem de família “Desde que eu era pequenininho eu já me interessava, meus dois irmãos sabem desenhar também. Fui vendo e aprendendo (...) Eu já era acostumado a desenhar no papel, agora desenhar no computador eu conheci aqui (no Telecentro Paróquia Cristo Libertador)”.

Ele também mostra que serve de modelo para os colegas, que admirados pelo seu dom acabam
Eulálio e Igor atentos à tela do computador
enquanto desenham e trocam dicas
tentando seguir os mesmos passos. Sebastião Igor Araújo, de 16 anos, afirma que começou a desenhar deste modo e sempre pega umas dicas com o colega. Tanto é que enquanto realizávamos esta entrevista, ambos desenhavam e se consultavam sobre as melhores cores e a forma da composição. Igor diz que ainda não desenha como o amigo mas que está no caminho certo “Eu sou mais assim de pegar um desenho não pintado e pintar ele, fazer a pintura da maneira que posso”. E para ele, o computador também está se revelando uma forma muito útil de expressão “No papel eu também sei, mas no computador eu acho melhor por que a pessoa vai pegar a cor e colocar no desenho e já tá no formato certo, já fica no tamanho certo. Aqui fica mais fácil”.

O amigo também não poupa elogios aos desenhos de Eulálio e resume o pensamento unânime no telecentro com relação ao desenhista “Tá de parabéns. Eu acho bem legal, interessante... Tem futuro. Se ele continuar assim ele pode ir longe, muito longe com os desenhos dele.”


www.comunidadedigital.acre.gov.br
comunidade.digital@ac.gov.br
(68) 3223-5135 / 9984-5463

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem registrado aqui a sua opinião sobre este blog