quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Telecentro Porto Acre, “paraíso do saber”

Fábio Carvalho

O telecentro de Porto Acre fica na Escola Paraíso do Saber
A primeira coisa a chamar atenção logo que se chega ao telecentro do Floresta Digital no município de Porto Acre é o muro desenhado com personagens infantis junto à placa do projeto. Mônica, Grilo Falante, os três porquinhos a até um grande e vermelho coração... Indício de atividade infantil por perto. Bastou chegar ao portão e confirmar, dezenas de crianças entre quatro e cinco anos brincando e se deliciando com as fatias de Melancias oferecidas pelas professoras. Este cenário é composto desta forma por um bom motivo, pois o telecentro de Porto Acre fica localizado dentro da Escola Estadual Paraíso Saber.

Crianças convivem diariamente
com o telecentro
Muitos telecentros do Floresta Digital são instalados em escolas, como em Acrelândia, onde o telecentro fica na Escola Rural Santa Lúcia e Rodrigues Alves (Escola Estadual Francisco Braga Souza), mas o que chama atenção em Porto Acre é justamente pela faixa etária das crianças, e não são poucas, são 171 crianças na pré-escola. Segundo a diretora da escola, Maria Luzinete há uma possibilidade muito importante para esta parceria, pois “nesta faixa etária tem crianças que não conhecem computador, que nunca viram, e tem esta oportunidade de a gente estar agendando e levando estas crianças. As crianças visitam o telecentro, conhecem, manuseiam, enfim, utilizam, começam a ter os primeiros contatos com a informática”.

O monitor de Porto Acre, Vitor Lucas, está no projeto há pouco tempo mas já demonstra estar atento ao propósito do projeto e afirma que o telecentro é muito importante para a comunidade da cidade, pois devido à carência de serviços de telefonia, a comunidade depende muito da internet oferecida pelo telecentro, assim como também há uma boa demanda por cursos “com relação a cursos e oficinas, o telecentro está sempre oferecendo. A gente vê, como é aqui dentro mesmo da escola, que eles atendem vários jovens, de diferentes idades” diz a diretora. Vítor também aponta outra vantagem em se ter um telecentro junto à uma escola “os professores sempre fazem pesquisas aqui, e geralmente estas pessoas gostam muito de vir aqui” diz Vítor Lucas. O monitor acaba sendo confirmado pela diretora “ter um telecentro aqui é uma comodidade muito grande. Nossa escola trabalha muito com projetos e a gente faz muita pesquisa com o tema do projeto, pra melhorar a qualidade, pra desenvolver melhor. Os professores também usam...”

Monitor Vitor Lucas

Desta forma fica nítido que um telecentro localizado em uma escola tem muito a oferecer, pois ele pode proporcionar o acesso aos serviços oferecidos tanto à comunidade da região quanto à comunidade escolar. Se até as crianças que estão descobrindo a escola agora já podem ter a oportunidade de conhecer um novo mundo através destas visitas planejadas esta é mais uma prova de que para a inclusão não existe idade. De uma forma ou de outra, todos devem ter acesso ao mundo digital.

www.comunidadedigital.acre.gov.br
comunidade.digital@ac.gov.br
(68) 3223-5135 / 9984-5463

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem registrado aqui a sua opinião sobre este blog