sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Monitora de Porto Walter faz sucesso no telecentro e na rádio!

Fábio Carvalho

Telecentro de Porto Walter
Frequentemente encontramos nos telecentros do Floresta Digital histórias muito interessantes, compartilhadas conosco através dos usuários. Casos como o de Etevaldo, que encontrou sua irmã biológica no São Francisco; o de Eulálio, que utiliza a Paróquia Cristo Libertador para desenvolver  seu talento de desenhista ou o do professor Moisés, que se formou em pedagogia no Bujari, entre vários outros. Mas também encontramos muitos casos de sucesso nos próprios telecentros, como no de Porto Walter, município onde a monitora Cleide é também radialista.

A rotina da monitora é puxada, ela sai do telecentro às 13:00 e já tem de se desdobrar para chegar até as 13:30 no campus da Universidade Federal do Acre, onde estuda até as 17:00 no curso de Letras e em seguida parte para outro curso; Técnico de Enfermagem. Não bastasse isso, ela ainda encontrou tempo em sua agenda para apresentar aos sábados o programa “Bate-Papo Musical” em uma rádio local. Segundo ela é um programa bastante eclético, com notícias, entrevistas, linha direta com o ouvinte, entretenimento, sorteios e ainda o Momento Love “uma forma de tocar os corações apaixonados, com muitas músicas românticas nacionais e internacionais” diz Cleide. Além disso, completando a versatilidade do programa, no último sábado de cada mês há uma entrevista sobre músicas e a participação de humoristas da cidade para descontrair os ouvintes.

Monitora Cleide entrevistando convidado em
seu programa semanal de rádio
Cleide conta que para manter seu programa ao ar precisa pagar pelo seu horário na rádio e o que consegue com patrocinadores é suficiente apenas para conter as despesas “Não sobra nada para mim, mas mesmo assim eu fico feliz por ter o meu horário garantido e poder interagir com os meus ouvintes através deste meio de comunicação que é de fundamental importância aqui para minha cidade” afirma com orgulho e determinação. Estas mesmas atitudes são demonstradas quando Cleide se refere ao telecentro “Trabalho aqui como monitora há um ano e seis meses. E a experiencia é bastante gratificante, além de aprender a cada dia um pouco mais ainda me sinto realizada em poder ajudar os usuários que aqui buscam informações sobre a internet, que é uma ferramenta de fundamental importância na vida de cada um de nós”. Para a monitora “os telecentros com seus respectivos monitores auxiliam diretamente a vida das pessoas, tanto no meio social quanto para colocá-los à altura do seu tempo, oferecendo subsídios necessários e indispensáveis para a formação do cidadão”.

Monitora Cleide no telecentro de Porto Walter
Ela explica que em Porto Walter os usuários que mais frequentam o telecentro são os adolescentes “além de buscarem acesso à redes sociais e email também procuram informações sobre o Enem e o Prouni, enquanto que as crianças buscam mais por jogos educativos, historinhas infantis e desenhos”. Curiosamente os adultos procuram diminuir as distâncias e realizam muitas compras pela internet “compram celular, sapatos e até passagens aéreas” completa ela, lembrando da importância de uma boa orientação para se fazer compras online com segurança.

Entusiasmada, a monitora finaliza discursando de forma radiofônica sobre a importância do projeto Floresta Digital não só para a comunidade de Porto Walter mas para todos os municípios, já que segundo ela “o telecentro na comunidade presta um auxilio de caráter fundamental e indispensável para a população. A sua importância é incontestável para o exercício da cidadania e também para o alavancar do ser humano.”

www.comunidadedigital.acre.gov.br
comunidade.digital@ac.gov.br
(68) 3223-5135 / 9984-5463

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem registrado aqui a sua opinião sobre este blog