quarta-feira, 22 de setembro de 2010

"Oficina- Introdução ao jornalismo e ao jornalismo digital”

Está em desenvolvimento a 1 ª oficina de Jornalismo do Floresta Digital,. Vou colocar aqui algumas idéias e recursos que serão utilizados na oficina; vídeos, textos, etc. A oficina está prevista para Outubro por isso muita coisa pode (e provavelmente vai) mudar.  Na primeira semana, vamos focalizar o jornalismo impresso, mas já deixando claro a nova relação deste tipo de imprensa com as novas mídias... Na segunda vamos focalizar as mídias sociais, ciberjornalismo, web2.0 e conceitos afins. Caso deseje fazer comentários e me ajudar a montar este projeto, sinta-se à vontade!



Oficina- Introdução ao jornalismo e ao jornalismo digital


Primeira Semana
Autor: Fábio Carvalho
Público alvo: 12 a 19 anos
Duração: 01 semanas
Carga Horária: 10 hs (2h/dia)
APRESENTAÇÃO:

O projeto visa apresentar o trabalho dos jornalistas para os jovens enquanto se trava um paralelo com um “novo jornalismo”, praticado com o advento da internet de modo a valorizar a junção da tradição com a inovação no formato de um jornalismo multimídia.

JUSTIFICATIVA:

Proporcionar conhecimentos práticos e teóricos, possibilitando um conhecimento básico sobre as ferramentas utilizadas, como aplicá-las na prática e desenvolver no aluno a consciência da participação cidadã no processo de informação dentro de sua comunidade.

OBJETIVOs:




  • Criar um jornal impresso;



  • Identificar o trabalho e perfil do jornalista



  • Distinguir os formatos de jornalismo impresso e web jornalismo;



  • Conhecer a base teórica do jornalismo;
Atitude esperada:



  • Curiosidade;



  • Ética;



  • Cooperação;



  • Crítica;

ETAPAS PREVISTAS:


LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:



  • Apresentação do tema de forma simples;



  • Exemplos impressos de jornais (matérias pré-selecionadas);



  • Acesso a sites de notícias, blog e perfis de jornalistas no twitter



  • Texto da revista Ciência Hoje (“Quando Crescer Quero ser Jornalista”)


MULTIMÍDIA:



  • Apresentação de vídeos;



  • Slides;



RECURSOS METODOLÓGICOS;



  • Computador;



  • Caixas de som ou fones de ouvido;



  • Jornais;


PRODUTO FINAL (DO MONITOR):



  • Produzir uma apresentação de slides (ou equivalente) como auto avaliação da oficina;



  • Realizar um jornal impresso com as melhores matérias dos jornais criados pelos alunos (Aproveitando a ocasião para trabalhar a função de editor)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem registrado aqui a sua opinião sobre este blog