segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Monitores do Floresta Digital realizam capacitação do Programa Gesac

Fábio Carvalho

Os monitores dos telecentros do Floresta Digital de diversos municípios do Estado do Acre iniciaram uma capacitação oferecida pelo Programa Gesac, que implementa a política de inclusão digital do Ministério das Comunicações, nos dias 25 e 26 de Setembro no Núcleo de Tecnologia Educacional.
Monitor Ocir, do telecentro de
Santa Rosa do Purús
 A formação realizada neste fim de semana em Rio Branco ocorreu simultaneamente em mais 22 estados brasileiros, e no Acre, também em Cruzeiro do Sul, tornando mais fácil o acesso dos monitores de todo o Acre à capacitação. De acordo com a Promotora de Inclusão Digital Laura Ludmila, esta é a primeira fase de uma formação continuada, que se estenderá por mais duas etapas até 2011. De acordo com a Assessora de imprensa do Gesac, Raquel de Lima, “A formação do Projeto aborda temas como o uso de redes sociais, software livre, uso de ferramentas de comunicação como blogs, fóruns, grupos, utilização de ferramentas de educação a distância, jornalismo comunitário, educação popular e cidadania e internet”.

Promotora Laura Ludimilla auxiliando a
monitora Selma
Para a monitora Diva, de Senador Guiomard, “o mais importante neste curso para mim é eu poder utilizar, porque você adquire conhecimento, mas se você não utilizar, ele não vai ser produtivo. Se você não aplicar no seu dia-a-dia, e principalmente pelo fato de nós sermos multiplicadores deste aprendizado”. O monitor do telecentro Floresta Digital de Plácido de Castro, Gino ficou feliz em ter participado e em ter conhecido pessoas e adquirido novos conhecimentos através da capacitação “Este encontro foi de suma importância para todos nós, porque nós vamos levar uma capacitação maior para nossa comunidade e assim fortalecer a cidadania”, diz ele. Selma Nascimento, do telecentro de Epitaciolândia aproveitou a oportunidade para contar de sua realidade no telecentro “O telecentro onde eu trabalho atende não só a comunidade, como os estudantes, que eu moro na fronteira da Bolívia. Então o telecentro é muito útil pros estudantes de faculdade, que estão do outro lado (da fronteira), assim como os estudantes de nível médio”. O monitor Ocir, do telecentro Santa Rosa também conta sua experiência e ressalta um dado importante, “o telecentro tem um papel muito importante, fundamental na nossa comunidade. É o único local que tem internet”.

Além das pessoas citadas, também participaram da formação em Rio Branco monitores dos telecentros do Floresta Digital dos municípios de Assis Brasil, Manoel Urbano, Sena Madureira, Porto Acre, Santa Rosa do Púrus, Epitaciolândia, Brasiléia e Acrelândia. E com certeza todos eles aprenderam muito e voltam para casa com histórias para contar e conhecimentos para compartilhar.

www.comunidadedigital.acre.gov.br
comunidade.digital@ac.gov.br
(68) 3223-5135 / 9984-5463

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem registrado aqui a sua opinião sobre este blog