segunda-feira, 14 de maio de 2012

Casos de invasão de privacidade de famosos reabrem o debate sobre segurança na internet


Com os recentes casos de invasão de privacidade relacionados a pessoas famosas, uma antiga discussão voltou a ganhar força na mídia, a segurança na internet. Até onde se pode confiar nos dados enviados pela web? Há segurança no ambiente online? O que podemos fazer para garantir a segurança na rede? Qual o papel da redes sociais nisso tudo? Estas são apenas algumas das questões que reacenderam o debate.
 
Aluno realizando a Oficina de
Navegação Segura em Capixaba

Um exemplo da necessidade constante de orientação é praticado pelo programa Floresta Digital. “Como oferecemos internet nos nossos telecentros, temos também a figura do monitor, que tanto auxilia o usuário a acessar a internet como ministra cursos e orienta os usuários a navegarem com segurança”, diz Fábio Carvalho, Coordenador em Educação do programa. Fábio explica que periodicamente os telecentros aplicam a Oficina de Navegação Segura em seus telecentros. De acordo com o coordenador a oficina aborda compras pelas internet, cuidados com crianças e até redes sociais, sempre com um resultado positivo. “Esta oficina faz parte inclusive de nossa participação no Dia da Internet Segura, um evento mundial de segurança na rede, em que participamos todos os anos”, finaliza Fábio, feliz com os resultados alcançados.
É nítido que a internet proporciona diversos benefícios para a vida moderna, pois através dela podemos fazer amigos, falar com parentes distantes, realizar compras, etc. Mas também, é inegável que alguns cuidados devem ser tomados, pois com o aumento de pessoas com acesso a internet, se eleva também os riscos e por isso é cada vez mais necessário uma boa dose de cuidados especiais. O monitor Nildisson Lima de Jesus, aplicou a Oficina de Navegação Segura em 2011, no telecentro de Marechal Thaumaturgo e conta que seus alunos tiveram a oportunidade de mudar a forma com que viam a internet. “Olha, eu acho muito bom a navegação segura, porque a gente se sente a vontade... a pessoa se vê livre de qualquer dano...”, disse seu aluno Jânio Gomes Carvalho.


Segundo o portal da SaferNet Brasil, somente no primeiro semestre de 2012, já foram registrados na rede social Orkut mais de 10 mil casos de crimes cometidos na internet, entre os principais crimes estão, a pornografia infantil, apologia e incitação a crimes contra vida e homofobia. Demonstrando apenas uma amostra do tamanho dessa pratica criminosa na internet.

Dados referentes ao primeiro trimestre de 2012, dos crimes registrados no Orkut.


Veja algumas dicas importantes para evitar que suas fotos e arquivos vazem na internet:

Manter-me conectado” - Desmarque esta opção para garantir sua segurança

Serviços de e-mail e redes sociais possuem a opção “Manter-me conectado” para que os usuários não precisem digitar seus logins e senhas a cada vez que desejarem acessar suas contas. Isso pode ser muito útil para qualquer pessoa que não divida o computador, mas quando isso é feito em computadores públicos, o perigo é grande. Computadores de lan houses e universidades são utilizados por muitas pessoas em períodos curtos. A qualquer momento pode surgir um usuário que, ao perceber que algum serviço já está logado, altera dados e insere informações caluniosas sobre a vítima, que só vai perceber os danos muito mais tarde


Tenha um técnico de sua confiança:
Digamos que você tenha fotos ou arquivos sigilosos... Se der alguma pane no seu computador, celular, notebook e etc, não entregue este equipamento à qualquer pessoa. Leve sempre à alguém de sua confiança. Várias pessoas já tiveram suas fotos publicadas na web após levarem seus equipamentos para a manutenção ou até mesmo perderem em via pública

Tenha um técnico de sua confiança:
Digamos que você tenha fotos ou arquivos sigilosos... Se der alguma pane no seu computador, celular, notebook e etc, não entregue este equipamento à qualquer pessoa. Leve sempre à alguém de sua confiança. Várias pessoas já tiveram suas fotos publicadas na web após levarem seus equipamentos para a manutenção ou até mesmo perderem em via pública


Para maiores informações sobre dicas de segurança na internet e só acessar o site http://www.oficinadanet.cor/m.b, que oferece uma variedade de conteúdos específicos sobre esse tema.

Algumas vídeos encontrados na internet que vao sobre o assunto.

http://www.youtube.com/watch?v=SJtSu1XeT4E

http://www.youtube.com/watch?v=3AJAKXwXW_s

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem registrado aqui a sua opinião sobre este blog