segunda-feira, 9 de julho de 2012

Essa semana Biblioteca Pública exibirá filmes acrianos

Wellington Mota


Nessa semana a Biblioteca Pública oferecerá na Filmoteca Acriana, além dos tradicionais filmes infantis, que são exibidos nas sessões das 10h e das 15 h, documentários acrianos que valorizam a cultura e arte de nosso estado, proporcionando a população conhecer um pouco mais da rica história de nossa região, esses documentários serão exibidos nas sessão das 19 h e das 19h30.

Entre os documentários acrianos que serão exibidos, na Filmoteca  está "No Castelo da Princesinha - Xapuri", o curta tem duração de 30 minutos, e relata um pouco da vida na cidade de Xapuri – Ac, que é uma cidade conhecida mundialmente por sua tradição histórica, marco do conflito entre brasileiros e bolivianos que resultou numa guerra sangrenta, culminando com a anexação do Acre ao Brasil. Também foi um dos mais importantes impostos comerciais do Primeiro Ciclo da Exploração Extrativista da Borracha Natural. Sua maior difusão veio em torno das lutas ambientais de vários seringueiros, liderado por Chico Mendes.
Agora seus filhos, crianças e jovens estudantes, pais e mães, são protagonista da primeira ficção realizada por ocasião da Oficina de Técnicas Básicas de Cinema e Vídeo, ministrada pelo cineasta Adalberto Queiroz com o apoio do Governo do Acre e da Prefeitura de Xapuri. O vídeo, cujo título No Castelo da Princesinha revela o jeito de ser da sua juventude, dentro dos seus aspectos sociais, dramas, romantismos e fé religiosa.
Já para os jovens que apreciam a sétima arte, a Biblioteca filmes, disponibilizara filmes campeões de bilheteria como, “Alvin e os Esquilos”, que conta a história de Alvin, Simon e Theodore são três esquilos especiais, que decidem morar na casa de Dave Seville (Jason Lee), um compositor em busca do sucesso. Logo eles percebem que, para que Dave permita que eles morem em sua casa, o trio precisará demonstrar que tem talento. Assim Alvin, Simon e Theodore mostram que sabem cantar, tornando-se um grande sucesso. Isto faz com que Dave torne-se não apenas seu compositor, mas também um verdadeiro pai. Só que o estrelato sobe à cabeça do trio, gerando problemas no relacionamento deles com Dave.

Cronograma de Filmes da Semana:

Segunda-Feira(09/07)                   Sessão: 19h
Rosinha a Rainha do Sertão
País de Origem: Brasil
Gênero:  Drama
Classificação etária: Livre
Tempo de Duração: 58 minutos
Ano de Lançamento:  1974
Direção:João Batista
Sinopse: Rodado em película super-8 mm, em Rio Branco-Ac, Rosinha, a Rainha do Sertão retrata aspectos da chegada dos sulistas no Acre na década de 70 por ocasião da perspectiva de um novo modelo econômico baseado na pecuária, gerando um choque cultural motivado pela esperteza dos imigrantes e “pacatez” do homem acreano, ironicamente abordado entre drama e comédia.

Terça-Feira(10/07)                           Sessão: 19h
Santinho Soltando a Voz
País de Origem: Brasil
Gênero:  Documentário
Classificação etária: Livre

Tempo de Duração: 31 minutos
Ano de Lançamento:
Direção: Guilherme Francisco
Sinopse: Santinho, em entrevista ao Repórter Adalberto Queiroz, faz um depoimento, autobiográfico e detalhado sobre o surgimento da Escola de Samba Unidos do Bairro 15, da qual foi o fundador, misto de homenagem e desabafo desse baluarte da cultura carnavalesca em Rio Branco, Capital do Acre.

Terça-Feira(10/07)                        Sessão: 19:30(excepcionalmente)
Traição
País de Origem: Brasil
Gênero:  Documentário
Classificação etária: Livre
Tempo de Duração: 30 minutos
Ano de Lançamento:
Direção: Laurencio Lopes e Adalberto Queiroz
Sinopse: Josias, é um senhor de idade avançada, é admirador de Isaura, jovem estudante com quem sempre se encontra. Certo dia Josias confessa a intenção de casar-se com a moça que permite pedi-la em casamento. Rufino, pai de Isaura, fica indignado diante da proposta, mas por pressão da esposa e insistência da filha, acaba por aceitar o casamento que acontece num clima de muita intriga de todos os lados. Finalmente, Josias acaba sozinho digladiando-se com Rufino.

Quarta-Feira (11/07)                  Sessão: 19h

Nunca Serei Sua Mulher
País de Origem: Brasil
Gênero:  Ficção
Classificação etária: 14 anos
Tempo de Duração: 73 minutos
Ano de Lançamento:
Direção: Guilherme Francisco

Sinopse: Este filme é uma das mais emocionantes produções de Guilherme Francisco já produzida nos últimos tempos. É uma obra que retrata a amarga e dramática história de Claudinha, uma adolescente que viveu maus momentos sendo assediada pelo se monstruoso padrasto. Elza sua mãe era totalmente omissa aos atos do marido. O filme também relata uma organizada rede de pedofilia, fatos e acontecimentos baseados na realidade vivenciada no dia-a-dia.
Quarta-Feira (11/07)                 Sessão: 20:00

TROTTAMONDOS A CAMINHO DO PACÍFICO

País de Origem: Brasil
Gênero:  aventura
Classificação etária: livre
Tempo de Duração: 30 minutos
Ano de Lançamento:2008
Direção: Gilberto Trottamondos

Sinopse: Depois de pedalar cerca de meio milhão de quilômetros por 142 países, Trottamondos (Gilberto Trottamondos) resolveu fazer a aventura mais incrível de sua vida. Pedalou a Estrada do Pacifico do Acre até Camaná em companhia de sua esposa Dirla Paula e a filhinha Gabrielle com apenas 02 meses de idade.

Quinta-Feira (12/07)               Sessão: 19h(excepcionalmente)
O Marco da Mudança- Assis Brasil-AC
País de Origem:Brasil
Gênero: Documentário
Classificação etária: Livre
Tempo de Duração: 30 minutos
Ano de Lançamento:  2009
Direção: Adalberto Queiroz
Sinopse: O marco das três fronteiras, a consolidação da Rodovia Transoceânica e o oficina de cinema, cada um, em particular, exerce importância, na preocupação coletiva, para as mudanças em Assis Brasil considerando-se seus relativos impactos.

Quinta-Feira (12/07)                Sessão: 19:30 (excepcionalmente)
Haideti
País de Origem:Brasil
Gênero: Documentário
Classificação etária: Livre
Tempo de Duração: 30 minutos
Ano de Lançamento:  2009
Direção: 
 Adalberto Queiroz
Sinopse: Grupos humanos, vindos da América Central, fugindo das drásticas consequências de um vulcão que abalou a Republica do Haiti, principalmente a sua capital Porto Príncipe e, para agravar mais ainda a situação, houve um surto de cólera que amedrontou centenas de haitianos, mais abastados, que procuram refúgio no Brasil tendo como porta de entrada os municípios de Assis Brasil e Brasiléia-Acre, onde se aglomeraram trazendo consigo um grito de socorro para amenizar as suas dores coletivas: a perda de parentes, de uma Nação tão pobre destruída, a falta de abrigo e mantimentos, bem como a busca de sua legalização para permanecer no país e, principalmente, conseguir trabalho para elevar a sua alto estima.
A população de Brasiléia, meio a tantas dúvidas, ainda sim fez o que pode para acolher bem os haitianos, e até esse vídeo foi construído no sentindo de registrar e acompanhar os momentos iniciais e promover uma reflexão sobre esse triste episódio pelo qual passa o Povo Haitiano.

Quinta-Feira (12/07)             Sessão: 20:00 (excepcionalmente)

Osvaldo Moura de Oliveira- Rompendo Barreiras e Fronteiras
País de Origem:Brasil
Gênero: Documentário
Classificação etária: Livre

Tempo de Duração: 30 minutos
Ano de Lançamento:  2009
Direção: Adalberto Queiroz

Sinopse: O Senhor Osvaldo Moura de Oliveira é um dos bravos nordestinos, que vieram para a Amazônia explorar a produção da borracha natural.
Reside na cidade de Cobija, Departamento de Pando do Estado Plurinacional de Bolívia onde constitui uma numerosa família.
Aos 93 aos de idade, estuda a primeira etapa do Ensino Fundamental promovido pelo Serviço Social do Comércio –SESC- Unidade de Brasiléia – Acre.

Sexta-Feira (13/07)

Capixaba Como Surgiu         Sessão: 19h
País de Origem:Brasil
Gênero: Documentário
Classificação etária: Livre

Tempo de Duração: 30 minutos
Ano de Lançamento:  2009
Direção: Adalberto Queiroz
Sinopse: O Município de Capixaba tem a história de sua origem registrada, a partir da proposta dos alunos da Oficina de Técnicas Básicas de Cinema e Vídeo ministrada pelo cineasta Adalberto Queiroz, como parte da execução do projeto Cinema e Formação do Vale do Alto Acre proposto ao Governo do Estado do Acre pela Associação Acreana de Cinema – ASACINE, via Lei de Incentivo à Cultura gerida pela Fundação Elias Mansour.
O documentário retrata os principais aspectos sócio- político e econômico no contexto dos quais surgiu a cidade de Capixaba, cuja produção foi realizada com o envolvimento direto dos estudantes que participaram da oficina e das pessoas que representam a comunidade no decorrer das suas contribuições históricas.

Sexta-Feira (13/07)
Jogo Aberto - Epitaciolândia          Sessão: 19:30(excepcionalmente)
País de Origem:Brasil
Gênero: Documentário
Classificação etária: Livre

Tempo de Duração: 30 minutos
Ano de Lançamento: 
Direção: Adalberto Queiroz
Sinopse: Jovens de uma pequena cidade do interior do Acre, Epitaciolândia, vivenciam relatar as suas perspectivas futuras, entre os encontros do cotidiano, as experiências amorosas, o trabalho, o progresso de sua cidade e a fé religiosa. Participantes de uma oficina de cinema, eles foram motivados a produzir as primeiras ficção abordando o jeito de ser da sua gente.
Sexta-Feira (13/07)
No Castelo da Princesinha - Xapuri      Sessão: 20:00(excepcionalmente)
País de Origem:Brasil
Gênero: Documentário
Classificação etária: Livre

Tempo de Duração: 30 minutos

Ano de Lançamento:  2011
Direção: Adalberto Queiroz




Sinopse: Xapuri – Ac é uma cidade conhecida mundialmente por sua tradição histórica, marco do conflito entre brasileiros e bolivianos que resultou numa guerra sangrenta, culminando com a anexação do Acre ao Brasil. Também foi um dos mais importantes impostos comerciais do Primeiro Ciclo da Exploração Extrativista da Borracha Natural. Sua maior difusão veio em torno das lutas ambientais de vários seringueiros, liderado por Chico Mendes.
Agora seus filhos, crianças e jovens estudantes, pais e mães, são protagonista da primeira ficção realizada por ocasião da Oficina de Técnicas Básicas de Cinema e Vídeo, ministrada pelo cineasta Adalberto Queiroz com o apoio do Governo do Acre e da Prefeitura de Xapuri. O vídeo, cujo título No Castelo da Princesinha revela o jeito de ser da sua juventude, dentro dos seus aspectos sociais, dramas, romantismos e fé religiosa.

Cronograma de filmes infantis:
Segunda-Feira (09/07)        SESSÕES: 10h e 15h.
EM BUSCA DO VALE ENCANTADO
VIAGEM A ÁGUA GRANDE
DURAÇÃO: 103 min
SINOPSE: Quando as chuvas intensas trazem um "novo dilúvio", Littlefoot sai em exploraçõa do Vale Encantado. Logo fica amigo de Mo, um divertido golfinho que não consegue voltar para casa. Littlefoot e seus amigos pré-históricos saem para ajudar, fogem de uma criatura assustadora e provam o valor da coragem, amizade e diversidade.

Terça-Feira (10/07)                SESSÕES: 10h e 15h.
ROBÔS
DURAÇÃO: 89 min.
SINOPSE: Rodney Lataria (Reynaldo Gianecchini) é um robô que tem um dom para inventar máquinas, que trabalha com seu pai lavando pratos. Sonhando em conhecer seu ídolo, o Grande Soldador (José Santa Cruz), Rodney decide partir em uma viagem rumo a Robópolis. Porém, ao chegar na cidade, ele percebe que sua busca será mais difícil do que imaginava. Logo Rodney se torna amigo dos Enferrujados, um grupo de robôs de rua que sabe se virar e que acaba por abrigá-lo. Tentando encontrar o Grande Soldador e mantendo seu ideal em fazer um mundo melhor, ele enfrenta situações que podem pôr em risco a própria existência de Robópolis.

Quarta-Feira (11/07)            SESSÕES: 10h e 15h.
DUCK TALES O FILME
LÂMPADA DO TESOURO PERDIDO
DURAÇÃO: 74 min.
SINOPSE: Tio Patinhas, Capitão Boing, seus sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luizinho e Patrícia chegam ao Egito, onde Tio Patinhas encontra um tesouro perdido junto com uma lâmpada mágica. Enquanto os sobrinhos do Tio Patinhas brincam com o gênio eles não percebem que estão sendo perseguidos.

Quinta-Feira (12/07)             SESSÕES: 10h e 15h.
PLANETA 51
DURAÇÃO: 74 min.
SINOPSEO capitão Charles T. Baker (Dwayne Johnson) acredita ser o primeiro ser vivo a chegar ao planeta 51. Entretanto, ao pousar, descobre estar enganado. O planeta é habitado por uma grande população de seres verdes, que temem a chegada do alienígena: o próprio capitão. Tendo apenas a ajuda de seu robô Rover e Lem (Justin Long), um novo amigo, o capitão precisa evitar que se torne mais um integrante do Museu de Alienígenas Invasores do planeta 51.

Sexta-Feira (13/07)              SESSÕES: 10h. e 15h.
UM RATINHO ENCRENQUEIRO
DURAÇÃO: 98 min.
SINOPSE: Após a morte de Rudolph Smuntz (William Hickey) é dito que Ernie Smuntz (Nathan Lane) e Lars Smuntz (Lee Evans), seus filhos, herdaram uma fábrica de barbantes e uma mansão decadente. O acaso vai juntar os dois irmãos, pois Lars se recusou a vender a fábrica e assim a esposa o expulsou de casa e Ernie, que tinha o restaurante mais elegante da cidade, foi colocado no ostracismo quando um grande inseto foi encontrado na comida do prefeito. Assim, os dois vão morar na casa que herdaram e logo descobrem que ela vale uma fortuna. Eles decidem então leiloá-la e, enquanto fazem uma reforma no local, se defrontam com um ratinho que passa a infernizar a vida deles.

Sábado (14/07)             SESSÃO: 16h.
ALVIN E OS ESQUILOS
DURAÇÃO: 88 min. 
SINOPSE: Alvin, Simon e Theodore são três esquilos especiais, que decidem morar na casa de Dave Seville (Jason Lee), um compositor em busca do sucesso. Logo eles percebem que, para que Dave permita que eles morem em sua casa, o trio precisará demonstrar que tem talento. Assim Alvin, Simon e Theodore mostram que sabem cantar, tornando-se um grande sucesso. Isto faz com que Dave torne-se não apenas seu compositor, mas também um verdadeiro pai. Só que o estrelato sobe à cabeça do trio, gerando problemas no relacionamento deles com Dave.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem registrado aqui a sua opinião sobre este blog