segunda-feira, 2 de julho de 2012

O Floresta e Eu continua presente na baixada da Sobral.

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Wellington Mota

Dando continuidade as visitas que estão sendo realizadas na baixada da Sobral, nessa quarta matéria da série de reportagens “O Floresta e Eu”, que pretende ser um espaço, onde o usuário possa estabelecer um contato direto com a equipe responsável pelo programa, encontramos o caso de mais três pessoas usuárias do programa Floresta Digital, que sentem felizes com esse trabalho que está sendo oferecido pelo programa.

(Foto: Wellington Mota/Ascom Floresta Digital)
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O técnico tentando estabelecer conexão a internet
A moradora do Conjunto João Paulo II, localizado no bairro da Sobral, Larice de Souza, afirma que o serviço oferecido pelo Floresta Digital é importante para os estudos do filho. “ Quando os professores pedem para fazer pesquisas na internet, meu filho não precisa ir mais para lan-house ou para casa de parentes, pode fazer em casa mesmo” A moradora ainda acrescenta que quando comprou a antena, muitas pessoas falaram que não ia valer a pena. “Muitas pessoas duvidaram e disseram que o Floresta Digital não prestava, mas utilizo o programa há um ano e estou satisfeita com o serviço oferecido por ele”, concluiu Larice.

O técnico de informática da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), Rodrigo Silva de Mendonça, explica para usuária Larice, que muitas vezes o problema na obtenção do sinal oferecido pelo Floresta Digital, não está no programa, mas na má instalação e posicionamento da antena ou no próprio computador do usuário. “Nessas visitas que estamos fazendo a casa dos usuários, já encontramos antena posicionadas para o chão, para o céu ou através de árvores e prédios”, relata Rodrigo.

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Essa peça é o "Espelho"
Mesmo com indícios de chuva, a equipe técnica continuou realizando os acompanhamentos a casa dos usuários, e encontrou o caso da técnica em enfermagem, Celcinéia da Silva Perreira, que há mais de duas semana se encontrava sem internet. “Utilizo a internet para complementar e aprimorar meu trabalho, e nessas semanas sem internet, acabei me sentindo prejudicada”, disse a usuária. A equipe ao verificar a antena da usuária, notou dois problemas iniciais para a obtenção do sinal, primeiro o posicionamento de direção da antena se encontrava errado e segundo a antena se encontrava sem o espelho.

(Foto: Wellington Mota/Ascom Floresta Digital)
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O usuário acessando portal do Floresta Digital
O estagiário da DTIC, Enilso Oliveira explica a importância do “espelho” na obtenção do sinal do Floresta Digital. “O espelho recebe o sinal distribuído pelo programa e reflete esse sinal para antena, sem ele a frequência do sinal diminui”, disse o estagiário. Mas mesmo sem o “espelho” da antena, a equipe conseguiu deixar a usuária com um bom sinal de internet.

Dando sequência as visitas, encontramos o vendedor autônomo Clodoaldo Maia da Silva, que há 08 meses possui a antena do programa, e se diz satisfeito com o serviço oferecido pelo Floresta Digital. “Foi o melhor serviço oferecido pelo governo, pois muitas pessoas não tinham condições de ter acesso a internet, e agora com esse serviço as pessoas podem se manter informadas”. O vendedor ainda relata importância desse serviço na sua vida. “Tenho quatro filhos que se encontram em fase escolar, e através da internet eles podem realizar suas pesquisas da escola”, conclui o morador.


Embora as visitas técnicas estejam sendo realizadas na Sobral, a equipe continua atendendo os usuários que solicitarem a presença dela, através do e-mail florestadigital@ac.gov.br.

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