Wellington
Mota
Dando
continuidade as visitas que estão sendo realizadas na baixada da
Sobral, nessa quarta matéria da série de reportagens “O
Floresta e Eu”, que pretende ser um espaço, onde o usuário
possa estabelecer um contato direto com a equipe responsável pelo
programa, encontramos o caso de mais três pessoas usuárias do
programa Floresta Digital, que sentem felizes com esse trabalho que
está sendo oferecido pelo programa.
(Foto: Wellington Mota/Ascom Floresta Digital) |
O técnico
tentando estabelecer conexão a internet
A
moradora do Conjunto João Paulo II, localizado no bairro da Sobral,
Larice de Souza, afirma que o serviço oferecido pelo Floresta
Digital é importante para os estudos do filho. “ Quando os
professores pedem para fazer pesquisas na internet, meu filho não
precisa ir mais para lan-house ou para casa de parentes, pode fazer
em casa mesmo” A moradora ainda acrescenta que quando comprou a
antena, muitas pessoas falaram que não ia valer a pena. “Muitas
pessoas duvidaram e disseram que o Floresta Digital não prestava,
mas utilizo o programa há um ano e estou satisfeita com o serviço
oferecido por ele”, concluiu Larice.
O técnico
de informática da Diretoria de Tecnologia da Informação e
Comunicação (DTIC), Rodrigo Silva de Mendonça, explica para
usuária Larice, que muitas vezes o problema na obtenção do sinal
oferecido pelo Floresta Digital, não está no programa, mas na má
instalação e posicionamento da antena ou no próprio computador do
usuário. “Nessas visitas que estamos fazendo a casa dos usuários,
já encontramos antena posicionadas para o chão, para o céu ou
através de árvores e prédios”, relata Rodrigo.
Essa peça é o "Espelho"
Mesmo com
indícios de chuva, a equipe técnica continuou realizando os
acompanhamentos a casa dos usuários, e encontrou o caso da técnica
em enfermagem, Celcinéia da Silva Perreira, que há mais de duas
semana se encontrava sem internet. “Utilizo a internet para
complementar e aprimorar meu trabalho, e nessas semanas sem internet,
acabei me sentindo prejudicada”, disse a usuária. A equipe ao
verificar a antena da usuária, notou dois problemas iniciais para a
obtenção do sinal, primeiro o posicionamento de direção da antena
se encontrava errado e segundo a antena se encontrava sem o espelho.
(Foto: Wellington Mota/Ascom Floresta Digital) |
O usuário
acessando portal do Floresta Digital
O
estagiário da DTIC, Enilso Oliveira explica a importância do
“espelho” na obtenção do sinal do Floresta Digital. “O
espelho recebe o sinal distribuído pelo programa e reflete esse
sinal para antena, sem ele a frequência do sinal diminui”, disse o
estagiário. Mas mesmo sem o “espelho” da antena, a equipe
conseguiu deixar a usuária com um bom sinal de internet.
Dando
sequência as visitas, encontramos o vendedor autônomo Clodoaldo
Maia da Silva, que há 08 meses possui a antena do programa, e se diz
satisfeito com o serviço oferecido pelo Floresta Digital. “Foi o
melhor serviço oferecido pelo governo, pois muitas pessoas não
tinham condições de ter acesso a internet, e agora com esse serviço
as pessoas podem se manter informadas”. O vendedor ainda relata
importância desse serviço na sua vida. “Tenho quatro filhos que
se encontram em fase escolar, e através da internet eles podem
realizar suas pesquisas da escola”, conclui o morador.
Embora as
visitas técnicas estejam sendo realizadas na Sobral, a equipe
continua atendendo os usuários que solicitarem a presença dela,
através do e-mail florestadigital@ac.gov.br.
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