quarta-feira, 2 de junho de 2010

Telecentro da Paróquia Cristo Libertador realizando sonhos

Fábio Carvalho

A atual geração é vista como a “geração internet”, aquela que domina naturalmente o assunto. Em algum momento todos já presenciamos alguém comentar que os adultos têm mais dificuldades e que as crianças já nascem sabendo informática. Qual o pai que perdido em meio a botões e palavras em inglês nunca correu até o filho para pedir ajuda por não dominar as novas tecnologias? Mas será que isto se aplica à todos? Infelizmente não.

Alunos do Telecentro Paróquia Cristo Libertador
O telecentro da Paróquia Cristo Libertador é um dos telecentros do Acre que no seu dia a dia têm a oportunidade de acompanhar este fato de perto. E mais que isso, tem também a oportunidade de mudar esta realidade, inserindo a cada dia mais e mais alunos no mundo digital através de acesso à internet, oficinas, cursos e serviços à comunidade. Como exemplo temos uma turma de jovens eadultos de 14 a 32 anos que iniciaram dia 17 de Maio o Curso Básico de Informática e Cidadania, que deve prosseguir até o dia 25 de Junho. “Quando eu cheguei aqui no curso básico de informática eu não sabia nem ligar um computador” diz a aluna Suziane Queiroz Raulino, que não é a única a chegar ao telecentro sem muita experiência no assunto, como diz a colega de curso Keittyanne Nascimento Silva “não sabia nada, mas nada mesmo de informática” mas ela continua já apontando os avanços que o curso está proporcionando “em poucos dias aprendi várias coisas que pra mim eram dificeis, esta sendo muito significativo pra mim estar fazendo esse curso básico”. A aluna Geane Leandro compartilha de experiência similar, já que também chegou ao telecentro com pouco conhecimento de informática “Com a oportunidade que estou tendo, mesmo ainda estando no inicio do curso já aprendi algumas coisas como entrar em sites, blogs, já tenho um e-mail.

Monitora Simone Silva no jardim do Telecentro
Paróquia Cristo Libertador
A própria Geane lembra de outro aspecto que também é muito importante nesta inclusão, pois este aprendizado agrega valor aos currículos “Já perdi muitas oportunidades por não ter o curso básico de informática, por esse motivo eu agradeço a todos e principalmente a professora por ter paciência e carinho, pois eu particularmente não sabia nem ligar um computador”.
Esta visão é compartilhada pelos outros alunos, que reconhecem a necessidade de ter um curso destes para entrar no mercado de trabalho com mais facilidade e reconhecimento como diz Keittyane “Com ajuda do telecentro ficara bem mais fácil entrar no mercado de trabalho”. A jovem aluna Lidiane Rodrigues da Silva também acredita nisto “Eu sou muito agradecida por ter recebido este curso de graça, assim, quando  crescer vou ter mais chances de arranjar um trabalho honesto e digno. De todos falarem: olha ela conseguiu vencer na vida”.

Este caminho nem sempre é fácil, muitas vezes barreiras financeiras impedem o avanço de talentos como o do aluno Jairo Batista da Silva “Estou tendo uma experiência muito boa com isso, esse curso tem me ajudado muito pois eu não tenho condições de pagar um curso particular”. Geane também enfrentou este dilema “nunca tive a oportunidade de aprender e nem mesmo condições pagar um curso”. Outras vezes as barreiras aparecem em formas distintas “Pra mim esta sendo importante já que está sendo muito difícil chegar aqui devido eu morar muito longe; sair de casa as 05:00 da manhã e voltar às 16:00 da tarde. Moro no pólo depois da Vila Acre; e devido ao meu estado emocional pois está com puco tempo que meu esposo faleceu. Mesmo assim está valendo a pena vir aprender” diz a senhora Shayanne Nascimento Silva, que demonstra com estas palavras algumas das muitas qualidades de quem frequenta os telecentros, perseverança, determinação e boa vontade.

Desta forma, o Telecentro da Paróquia Cristo Libertador, tem a oportunidade de contribuir de diversas formas para o sucesso destes alunos “como os alunos já citaram, eles não sabiam utilizar essa tecnologia, achavam que conseguir fazer um curso estava longe da realidade dos mesmos. Hoje eles estão aprendendo a viver em um "mundo" Digital” lembra a monitora Simone Vieira, que aponta também a oportunidade de ir um pouco além: “com o apoio do Programa Comunidade Digital e principalmente pelo brilhante trabalho do Governador do Estado, estamos mais uma vez realizando sonhos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem registrado aqui a sua opinião sobre este blog