terça-feira, 26 de junho de 2012

Floresta Digital inaugura novo ponto de acesso a internet e novo telecentro no bairro Sobral

Wellington Mota


A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) em parceria com a Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM), inaugurou neste sábado, 23, no bairro da Sobral dois importantes serviços para a comunidade, a inauguração de um “hotspot” do  Floresta Digital na Praça Joaquim Macedo e a inauguração de mais um telecentro do programa no Teatro Barracão, ambos na regiãoda Baixada da Sobral.
Apresentações de Capoeira e Kung Fú
estiveram entre as atividades na praça 

Os eventos contaram com uma série de atividades, entre elas a apresentação da Super Liga Acreana de Kung Fu na praça Joaquim Macedo e a realização do 1º Sarau Cultural da Baixada da Sobral na entrega do Telecentro Barracão. Estiveram presentes nos dois eventos, representantes da Diretoria de Modernização Administrativa (DMA), Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), da Seplan e da FEM, como o Assessor Especial de Governo, Carlos Rebello e a presidente da FEM.  Francys Mary. 

Carlos Rebello descreve o acesso a estes novos serviços como importantes melhorias para a região. “Essa é uma região de grande densidade habitacional, onde se encontra um grande número de usuários do Floresta Digital, e tanto a praça quanto o Teatro Barracão, foram reformados recentemente. Então resolvemos aproveitar esses espaços, para instalar serviços que venham auxiliar a comunidade, no acesso as novas tecnologias”, explicou o assessor.

De acordo com o diretor da DTIC, Silmar Antônio Buchner, esse serviço instalado na praça é uma nova forma de prover o sinal do Floresta Digital. “O usuário não precisa de uma antena externa, para acessar a internet, podendo se conectar pelo próprio celular”, disse Silmar. Já a presidente da FEM, Francis Mary explica que esses serviços fazem parte do projeto – Cultura Digital na baixada. “Com esse projeto, queremos iniciar um processo para fomentar a cultura digital na região”, relatou Francis Mary.

Apresentação do grupo “Jabuti Bumbá” no Sarau Cultural 
 O Chefe da Divisão de Inclusão Digital, da Seplan, Paulo Henrique Oliveira, explica os motivos de implantação de um telecentro na região da Sobral. “Antes tínhamos o telecentro da Paróquia, que foi fechado há mais de um ano, e então vimos a necessidade de colocarmos um telecentro, que oferecesse a comunidade uma forma de inclusão digital, em um ambiente adequado e bem estruturado”. Paulo ainda acrescenta a importância dessa parceria feita com a FEM. “Essa parceria é importante, pois proporcionará oferecermos novos cursos e oficinas nos telecentros”, disse Paulo.

O presidente da associação da juventude da baixada, João Reis, relata que esse serviço auxiliará muito a juventude da região. “Os jovens da Sobral, agora poderão realizar cursos e oficinas, de forma gratuita, sem a necessidade de se deslocar ao centro da cidade”, disse João. Outro morador da região que se sentiu feliz, com esse novo serviço oferecido no bairro é Alexandro Carvalho. “É um grande avanço para a baixada, principalmente para a juventude que se manterá informada, sobre o que acontece na sociedade”, disse o morador.

Não apenas os moradores da Sobral se sentiram felizes com a instalação desse novo telecentro, a monitora Adrielle Ramalho, fala da importância de poder trabalhar nesse espaço e de auxiliar a comunidade nesse processo de inclusão digital. “Está sendo uma ótima experiência, pois terei a oportunidade de aplicar cursos e oficinas, onde poderei ajudar o usuário na obtenção de novos conhecimentos”, relatou a monitora.

O telecentro do Teatro Barracão funcionará de segunda a sábado, das 08 as 18 horas, oferecendo não somente acesso gratuito a internet, mas cursos e oficinas ministradas por monitores preparados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem registrado aqui a sua opinião sobre este blog