quinta-feira, 21 de junho de 2012

O Floresta e Eu: também pelas redes sociais

Wellington Mota

Usuária Luana relata o  seu problema pelo twitter
Diversos teóricos da cibercultura como Pierre Lévy, Morin, entre outros, apontam a importância da internet e das redes na vida das pessoas. Desta forma, o Floresta Digital, como um dos grandes projetos que trabalham de acordo com estas teorias, coloca em prática a ideia de bom uso das redes e, por isso, está cada vez mais utilizando este conceito para se aproximar de seus usuários. Seja pelo Ensino a Distância, e-mails ou mesmo pelo Twitter.

Luana Melo, Técnica em Gestão, utiliza a internet do Floresta Digital é um exemplo desta relação. Ela utiliza o ponto de acesso da Usina de Artes João Donato, e relata que havia problemas com a internet em sua casa. “Relatei o problema no twitter e foi resolvido. Eles compareçam a minha residência, verificando que a antena estava com algo errado e arrumaram”, explica. Luana salienta a atenção que recebeu por parte da equipe. “Essas visitas são bem interessantes, pois o usuário tem uma equipe que pode dar suporte e auxiliar quando estiver algo errado. Fiquei surpresa, pois não esperava um atendimento assim”, disse a técnica em gestão. A usuária finaliza comentando que mesmo tendo melhorias a se fazer, o serviço que está sendo oferecido para a população está sendo de muita ajuda. “Eu por exemplo, utilizo a internet para trabalho e para estudo e tem sido de grande utilidade, faço muitos curso online e sem esse serviço não teria essa oportunidade”, diz. 

Um caso parecido aconteceu com a socióloga Joelda da Silva Pais Chaves, que possui a antena do programa desde 2011, e desde então teve certa dificuldade com a obtenção do sinal, mas depois da visita da equipe técnica à sua residência o sinal melhorou. “No inicio era difícil até para acessar um e-mail, o máximo que entrava era na página inicial dos sites e depois de muita espera”, diz Joelda. 
 A socióloga relata que resolveu mandar um e-mail explicando sua situação. “Tinha perdido as esperanças, então vi o contato de e-mail no site do Governo do Acre e foi ai que mandei um e-mail explicando minha situação. A equipe realizou duas visitas a minha residência, onde avaliaram o programa do meu computador e reposicionaram a antena”, explica a usuária.

Joelda comenta sobre a importância da realização dessas visitas técnicas a casa dos usuários. “Em um curto período de tempo, entre o repasse do e-mail e as visitas, eles conseguiram resolver o problema da internet. Por isso, avalio o atendimento muito eficiente, pois tive uma total atenção da equipe sobre o meu problema e na sua resolução. Ainda se colocaram a disposição para resolver futuros problemas”, destaca a socióloga. Joelda finaliza dizendo que reveu seus conceitos. “Primeiro pela atenção da equipe, depois pela qualidade do sinal que está chegando ao meu computador”.

Estes dois casos servem para destacar a importância de utilizarmos bem os serviços de comunicação na internet, que bem utilizados, não só aproximam pessoas mas podem resolver problemas. Envie sua dificuldade de acesso e seus dados para o e-mail florestadigital@ac.gov.br, acesse o curso de instalação de antenas no portal EaD (http://ead.florestadigital.ac.gov.br) ou mesmo utilize o Twitter oficial do programa @digitalfloresta explicando seu caso.



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